00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Viviane Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Allan George de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2190744931508384pt_BR
dc.creatorSilva, Josenildo Rodrigues da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4282330103486457pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-28T18:00:07Z-
dc.date.available2018-02-27-
dc.date.available2018-02-28T18:00:07Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.identifier.citationSILVA, Josenildo Rodrigues da. A utilização da calculadora HP 12C em problemas de matemática financeira. 2017. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós- Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2549-
dc.description.abstractThis work aims to encourage teachers of basic mathematics to use calculators as na auxiliary means of instruction, since it is a primordial tool for the development of student reasoning. During the first chapter it was mentioned what INEP talks about the use of the calculator in the classroom, as well as the conclusion in which the PISA evaluation system came to affirm that, Brazilian students did much better in the last evaluation having used media (computers, calculators and others). In the next two chapters we present some concepts of financial mathematics at elementary and middle school levels, and a study on the HP 12C calculator was introduced to help readers solve problems that may arise. In the last chapter we dealt with the problem of financial mathematics in a traditional way (manually) and with the use of the HP 12C to create in the reader the habit of conferring the result done manually by means of a digital tool. Thus we hope that as a result teachers and students who read this work may conclude that the use of the calculator in the classroom would not only facilitate calculations but also help develop a taste for this science and its use in the lives of all those who will deal at some point with finance.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática financeira – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCalculadora financeira – HP12Cpt_BR
dc.subjectFinancial Mathematicspt_BR
dc.subjectHP 12C calculatorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA utilização da calculadora HP 12C em problemas de matemática financeirapt_BR
dc.title.alternativeThe use of the HP 12C calculator in financial mathematics problemspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa incentivar os professores de matemática do ensino básico a utilizar as calculadoras como meio auxiliar de instrução, pois, trata-se de uma ferramenta primordial para o desenvolvimento do raciocínio do aluno. Durante o primeiro capitulo foi citado o que o INEP fala sobre o uso da calculadora em sala, bem como a conclusão em que o sistema de avaliação PISA, chegou ao afirmar que, os alunos brasileiros saíram-se bem melhor na última avaliação tendo utilizado mídias eletrônicas (computadores, calculadoras e outros). Nos dois próximos capítulos apresentamos alguns conceitos de matemática financeira nos níveis de ensino fundamental e médio, sendo introduzido um estudo sobre a calculadora HP 12C para ajudar aos leitores na resolução de problemas que venham a aparecer. No último capítulo tratamos a resolução de problemas sobre matemática financeira de forma tradicional (manualmente) e com a utilização da HP 12C para criar no leitor o hábito de conferir o resultado trabalho feito manualmente através de uma ferramenta digital. Assim esperamos como resultado que professores e alunos, que porventura leiam esse trabalho, que consigam concluir que o uso da calculadora em sala não só facilitaria os cálculos, mas também, ajudaria a desenvolver gosto por essa ciência e pelo seu uso na vida de todos aqueles que irão lidar em algum momento com finanças.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização da calculadora HP 12C em problemas de matemática financeira.pdf2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.