00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2537
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4038730280834132pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Paiva, Ranilson Oscar Araújo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714190463540106pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Patrick Henrique da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155051332618408pt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791933287778887pt_BR
dc.creatorSantos Júnior, Jário José dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8965964602138476pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-26T18:06:35Z-
dc.date.available2018-02-22-
dc.date.available2018-02-26T18:06:35Z-
dc.date.issued2017-10-20-
dc.identifier.citationSANTOS JÚNIOR, Jário José dos. Modelos e técnicas para melhorar a qualidade da avaliação automática para atividades escritas em língua portuguesa brasileira. 2017. 76 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Instituto de Computação, Programa de Pós-Graduação em Informática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2537-
dc.description.abstractAgainst the workload generated by the evaluation of activities written in online learning, different systems, like Coursera and edX, have adapted their approaches to the evaluation of the appropriate activities. However, using differents approaches, both systems do use of the most popular methods of evaluating such activities, peer review, and automatic evaluation. However, each technique presents its advantages and disadvantages, especially under the student learning perspective, since in addition to providing an increase in learning, peer evaluation stands out for having quality in the assessment similar to that of a specialist. But, automatic essay evaluation is a method that provides fast feedback, and how larger the training base is, the technique has better efficacy, in addition to being used with the online learning system in different aspects, such as monitoring the existing limitations in students, among other words, what are the doubts that a student has, which are extracted from patterns derived from the evaluation of subjective activities. Thus, the present work proposes a model to evaluate efficiently subjective activities, reducing the workload generated by the evaluation of subjective activities by the teacher. The automatic essay score system was calibrated with approximately 5407 evaluations and essays, where it underwent an experiment containing 60 essays which indicated that the evaluations carried out by the approach are similar to the expert’s evaluations with 95% level of trust. In addition to showing a higher accuracy in relation to the evaluation provided by the approach.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias educacionalpt_BR
dc.subjectProcessamento de linguagem natural (PLN)pt_BR
dc.subjectAtividade escrita – Avaliação automáticapt_BR
dc.subjectAtividade subjetiva – Avaliação automáticapt_BR
dc.subjectWritten activity - Automatic evaluationpt_BR
dc.subjectNatural Language Processingpt_BR
dc.subjectTeacher workloadpt_BR
dc.subjectEducational Technologiespt_BR
dc.subjectSubjective activity - Automatic evaluationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleModelos e técnicas para melhorar a qualidade da avaliação automática para atividades escritas em língua portuguesa brasileirapt_BR
dc.title.alternativeModels and techniques to improve the quality of automatic assessment of written activities in brazilian portuguesept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoDiante da sobrecarga gerada pela avaliação de atividades escritas em ambientes EAD, diferentes sistemas, como Coursera e edX, vêm adaptando suas abordagens para a avaliação das devidas atividades. Contudo, utilizando abordagens distintas, ambos os sistemas fazem uso dos mais populares métodos de avaliação dessas atividades, avaliação por pares e avaliação automática. Entretanto, cada técnica apresenta suas vantagens e desvantagens, principalmente sob o olhar na aprendizagem do aluno, uma vez que além de propiciar um aumento na aprendizagem, avaliação por pares se destaca por possuir qualidade na avaliação semelhante ao de um especialista. Mas, avaliação automática ganha olhares por se tratar de um método que provê rápido feedback, e que, quanto maior a base de treino, a técnica apresenta melhor eficácia, além de ser utilizado com o próprio sistema EAD em diferentes aspectos, como por exemplo, acompanhamento das limitações existentes nos alunos, entre outras palavras, quais são as dúvidas que determinado aluno possui, que são extraídas através de características oriundas da avaliação de atividades subjetivas. Com isso, o presente trabalho propõe um modelo de avaliação com qualidade de atividades subjetivas, com o intuito de diminuir a sobrecarga gerada pela avaliação de atividades subjetivas no professor e auxiliar no processo da aprendizagem dos alunos. O sistema foi calibrado com aproximadamente 5407 avaliações e redações, onde passou por um experimento contendo 60 redações que indicou que as avaliações realizada pela abordagem são semelhantes às avaliações realizadas pelo especialista com 95% de nível de confiança. Além de mostrar um precisão mais elevada em relação à avaliação provida pela abordagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.