00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, José Carlos Almeida de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3190621555949366pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa Neto, Vicente Francisco de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6209992046951297pt_BR
dc.creatorOliveira, Givanildo Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5836833388364813pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-08T14:53:02Z-
dc.date.available2018-02-07-
dc.date.available2018-02-08T14:53:02Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Givanildo Santos de. A matemática financeira na educação básica: uma proposta de atividades. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2461-
dc.description.abstractThis dissertation discuss the financial mathematics topic and its importance in basic education. It shows succinctly topics pertinent to financial education and relevant content in our daily lives. Contents that can be associated with issues seen in middle and high school. The methodology used was bibliographical research, the formulation of contextualized activities and resolutions of public tender exams sections that may be used by basic education teachers. In the introduction (chapter 1) a brief justification for the choice of the theme will be presented and then in Chapter 2, an overview of the financial mathematics history. In chapter 3 we discuss the main topics of financial mathematics and its correlation with some content of basic education. In Chapter 4 we will launch a proposal of contextualized activities and tests resolution of public tender exams sections with the help of a variety of tools such as the use of content covered in previous chapters using virtual calculators and spreadsheets.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática financeira - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática financeira - Históriapt_BR
dc.subjectMatemática financeira - Concursospt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, exercícios, etcpt_BR
dc.subjectFinancial Mathematicspt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectHistory of Mathematicspt_BR
dc.subjectTeaching of mathematicspt_BR
dc.subjectInterestpt_BR
dc.subjectAmountpt_BR
dc.subjectInterest ratept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA matemática financeira na educação básica: uma proposta de atividadespt_BR
dc.title.alternativeThe financial mathematics in basic education: a proposal for activitiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação abordaremos o tema Matemática Financeira e a sua importância na educação básica. Mostraremos, de maneira sucinta, tópicos pertinentes a educação financeira e os conteúdos mais relevantes no nosso cotidiano, conteúdos estes que podem ser associados aos assuntos vistos no ensino fundamental e médio. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, a formulação de atividades contextualizadas e a resolução de questões de concursos públicos que possam ser utilizadas por professores da educação básica. Na introdução (capítulo 1) apresentamos uma breve justificativa sobre a escolha do tema e em seguida, no capítulo 2, um resumo sobre a história da matemática financeira. No capítulo 3 abordaremos os principais tópicos da Matemática Financeira e a sua correlação com alguns conteúdos da educação básica. No capítulo 4 lançaremos propostas de atividades contextualizadas e solução de questões de concursos, resolvidas com o auxílio de ferramentas diversificadas, como a utilização dos conteúdos abordados em capítulos anteriores, o uso de calculadoras virtuais e planilhas eletrônicas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A matemática financeira na educação básica: uma proposta de atividades.pdf4.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.