00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Marcio Henrique Batista da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1793022542224560pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, José Ivan da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2077457129310194pt_BR
dc.creatorSilva, Gilmar Teodozio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7311803942000051pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-05T17:24:23Z-
dc.date.available2018-01-30-
dc.date.available2018-02-05T17:24:23Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, Gilmar Teodizio. Semelhanças e diferenças entre os principais sólidos geométricos. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2453-
dc.description.abstractHaving in mind the difficulties presented by a vast amount of students in visualizing the elements of geometric solids and consequently the comprehension since mathematical content and also teachers’ difficulties in make available that visualization and conclude this content just in time, efficiently and in a satisfactory way to comply with the high school program and, searching to attend well the teaching-learning binomial, this work proposes an alternative at knowledge construction about geometric solids, approaching them: prisms, cylinders, cone and sphere, together to give students comparative parameters. For this purpose, a table is useful, which fulfilling will make, firstly, teacher and/or student use material resources and/or computational tools to construct each solid, in possession of these constructions, in a second moment, they are able to visualize better the elements of the solids, and in a third moment, they can develop for each solid, formulas that provide diagonals, areas for the bases, side areas, full areas and, finally, volumes. As we know, it is necessary previous knowledge in these formulas development, so we offer, with this purpose, the opportunity of review contents, as: Pythagorean theorem, flat surfaces areas, similar triangles, among others. In addition to that, approaches new matters such as: Cavalieri’s principle, variations from Pappus theorem and even it presents a notion of limits.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo ensinopt_BR
dc.subjectGeometria espacial – Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeometria sólida - Apresentaçãopt_BR
dc.subjectMathematics - Teaching and Studypt_BR
dc.subjectGeometry - Teaching and learningpt_BR
dc.subjectSolid geometry - Presentationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleSemelhanças e diferenças entre os principais sólidos geométricospt_BR
dc.title.alternativeSimilarities and differences between the main geometric solidspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoTendo em vista as dificuldades apresentadas por grande parte dos alunos em relação a visualização dos elementos dos sólidos geométricos e consequentemente a compreensão deste conteúdo matemático e também as dificuldades dos colegas professores em disponibilizar essa visualização e conseguir concluir este conteúdo em tempo hábil, com eficiência e de maneira satisfatória a cumprir com a ementa deste conteúdo do ensino médio e, buscando atender bem o binômio ensino – aprendizagem, propomos neste trabalho uma boa alternativa de construir o conhecimento sobre sólidos geométricos, abordando os sólidos: Prismas, pirâmides, cilindro, cone e esfera, conjuntamente, para que o aluno possa ter parâmetros comparativos. Para tal, usaremos uma tabela, onde seu preenchimento, fará, em um primeiro momento professor e/ou alunos se utilizam de recursos materiais e/ou ferramentas computacionais para construir cada sólido, e de posse destas construções poderem, em um segundo momento, visualizar melhor os elementos que fazem parte destes sólidos, e em um terceiro momento, desenvolverem para cada sólido as fórmulas que fornecem diagonais, áreas das bases, áreas laterais, áreas totais e por fim os volumes. Como sabemos que, no desenvolvimento destas fórmulas, é necessário conhecimentos prévios, oferecemos assim, com essa proposta, a oportunidade de: revisar conteúdos como: Teorema de Pitágoras, áreas de figuras planas, semelhança de triângulos, entre outros, além de abordar também temas novos como: o princípio de Cavaliere, utilizar variantes do teorema de Pappus e ainda apresentar uma noção de limites.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Semelhanças e diferenças entre os principais sólidos geométricos.pdf2.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.