00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Márcio Henrique Batista da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1793022542224560pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, José Carlos Almeida de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3190621555949366pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, José Ivan da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2077457129310194pt_BR
dc.creatorSilva, Rosemere Claudina da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8164524874046047pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-26T14:55:41Z-
dc.date.available2018-01-25-
dc.date.available2018-01-26T14:55:41Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, Rosemere Claudina da. Feira de formas geométricas: uma experiência no ensino fundamental. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2403-
dc.description.abstractThis research is an educational product as a program of activities resulting from the "Feira de Geometria", a project of theoretical and practical geometry of the town of Passo de Camaragibe (in the state of Alagoas, Brazil). In the first part of the research was based on a literature with emphasis on the development of peoples. We stress the importance of geometry in the formation of people, however, we realize that your teaching has been disowned. For the database were used different mechanisms, for example: interviewing the students, observation, annotation and analysis of geometric practices in the classroom. To understand the object of study, the relationship between the geometric knowledge and practice of teachers, research such as Panavello (1989), Lorenzato (1995), Bicudo apud Valente (2002) and the theories of Pohl (1994) apud Justino (2011), about the correct way to learn about the 3D space, are emphasized. The collected data were analyzed supported the theories of teaching and learning geometry. After the database and execution of the project, the questionnaire was applied again (used before the project execution), where it was possible to evaluate the real effect of the geometry of the fair.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo ensinopt_BR
dc.subjectGeometria - Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching-Learningpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectApplicationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleFeira de formas geométricas: uma experiência no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é mais do que uma análise, é a proposta de um produto educacional na forma de um programa de atividades que culminam com um evento ao qual recebeu o nome de Feira de geometria, um projeto que envolve aulas teóricas e práticas sobre geometria no município do Passo de Camaragibe (estado de Alagoas). Na primeira parte do trabalho, faz-se um levantamento bibliográfico destacando sua importância para o desenvolvimento dos povos. Especula-se sobre a importância da geometria na formação e desenvolvimento dos indivíduos, porém percebe-se por vezes que seu ensino vem sendo relegado a um segundo plano e, muitas vezes, desprezado. Na coleta de dados utilizamos diferentes instrumentos, tais como: entrevista com os estudantes, anotações das observações, e análise das práticas geométricas utilizadas em sala de aula. Para melhor entendimento do objeto pesquisado, a relação entre os conhecimentos geométricos e a prática docente, buscamos aportes teóricos nos estudos de Pavanello (1989), Lorenzato (1995), Bicudo, apud Valente (2002) e também os estudos do Pohl, 1994, apud Justino (2011) sobre a melhor maneira de aprender a visualizar o espaço tridimensional. Os dados coletados foram analisados e interpretados tendo como apoio os estudos teóricos que abordam processos de ensino e aprendizagem da geometria, após a coleta de dados e execução do projeto, reaplicou-se o questionário, usado antes da execução do projeto, onde foi possível avaliar o verdadeiro efeito da feira de geometria.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Feira de formas geométricas_ uma experiência no ensino fundamental.pdfFeira de formas geométricas: uma experiência no ensino fundamental7.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.