00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2396
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0539797377298563pt_BR
dc.contributor.referee1Junqueira , Telma Low Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3180831596995182pt_BR
dc.contributor.referee2Fonseca, Jorge Luiz Cardoso Lyra da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9769486752428221pt_BR
dc.creatorRibeiro, Kaanda Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4840869229319717pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-25T20:20:47Z-
dc.date.available2017-11-30-
dc.date.available2018-01-25T20:20:47Z-
dc.date.issued2017-03-27-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Kaanda Barros. Posicionamentos de pais na gravidez, parto e pós-parto. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2396-
dc.description.abstractIt aims to understand the fathers/mens positions during pregnancy, delivery, and postpartum of their partners/wives. To this end, it uses as a methodological tool a workshop, which provides the dialogue with eight men, their ages between 24 and 43, middle class and higher education level, who are living the fatherhood experience for the first time. It is supported on the theoretical-methodological framework of discursive practices and the production of meanings, based on the perspective of social constructionism. The positions were identified through the linguistic repertoires produced by the participants during the workshop and analyzed in dialogue with the literature about fatherhood. They are: “father who takes care”, “father that binds”, “father who educate”, “father who changes/adapts himself”, “participating father”, “watching father”, “father who doesn’t know/helpless”, “father who knows” and “father who does mediation”. These positions interact with the "new father" appointments in the literature, which correspond to a greater participation of the fathers in the care of the children, and emotional involvement in the relationship with them. The fatherhood, for these parents, is built in the paternal-filial relationship, by the affective bonding through care actions whose experience implies changes.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPartenidade – Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectPai - Posicionamento (Psicologia)pt_BR
dc.subjectGravidezpt_BR
dc.subjectPartopt_BR
dc.subjectPós-partopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectFatherhoodpt_BR
dc.subjectMasculinitiespt_BR
dc.subjectPositionspt_BR
dc.subjectPregnancypt_BR
dc.subjectDeliverypt_BR
dc.subjectPostpartumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titlePosicionamentos de pais na gravidez, parto e pós-partopt_BR
dc.title.alternativeFather positions in pregnancy, childbirth and postpartumpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoObjetiva compreender os posicionamentos de pais/homens durante a gravidez, parto e pósparto de suas companheiras. Para tal, utiliza como ferramenta metodológica uma oficina, que proporciona o diálogo com oito homens, com idade entre 24 a 43 anos, classe média e escolaridade de nível superior, que estão vivenciando a experiência da paternidade pela primeira vez. Apoia-se no referencial teórico-metodológico das práticas discursivas e produção de sentidos, fundamentado na perspectiva do construcionismo social. Os posicionamentos foram identificados através dos repertórios linguísticos produzidos pelos participantes durante a oficina e analisados em diálogo com a literatura sobre paternidade. São eles: “pai que cuida”, “pai que se vincula”, “pai que educa”, “pai que muda/se adapta”, “pai participante”, “pai expectador, “pai que não sabe/impotente”, “pai que sabe” e “pai que faz mediação”. Esses posicionamentos dialogam com as nomeações de “novo pai” presentes na literatura que correspondem a uma maior participação dos pais nos cuidados com os(as) filhos(as) e envolvimento emocional na relação com eles(as). A paternidade, para esses pais, se constrói na relação paterno-filial, pela vinculação afetiva através de ações de cuidado, cuja experiência implica em mudanças.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Posicionamentos de pais na gravidez, parto e pós-parto.pdf945.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.