00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2341
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee1Martinez Maza, Luis Guillermo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6823139647303870pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa Neto, Vicente Francisco de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6209992046951297pt_BR
dc.creatorRocha, Fabricia Omena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0833181659203568pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-23T18:25:29Z-
dc.date.available2017-11-30-
dc.date.available2018-01-23T18:25:29Z-
dc.date.issued2015-05-15-
dc.identifier.citationROCHA, Fabricia Omena. Demonstrações geométricas no ensino fundamental: uma proposta didática para as séries finais. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2341-
dc.description.abstractThis paper proposes a teaching sequence using the Mathematical Logic as a teaching method. The teaching of mathematics in primary education has, among other flaws, the lack of methodologies to establish links between the contents studied. Students are "trained" to mechanically answer questions using standard formulas. The study of mathematical logic for Elementary School emphasizes logical thinking of students as well as build this bond as required in the process of teaching and learning, and encourages the full development of mathematical skills and understanding of the world. The student has the opportunity to make connections between the concepts studied and justify the calculations made, strengthening learning and helping to memorize the concepts that context, the didactic proposal brings the logic associated with geometry concepts, the student becomes responsible for their learning. Retracing the steps of Euclid, Pythagoras and Thales, bringing the problems and rebuilding the statements made by them. The choice of geometric concepts was due to destruction often such content related to other issues. The teaching of geometry comes down to context of arithmetic or algebra activities. Rebuild concepts from its history or handling of objects stimulates thinking and promotes cognitive development, as desired by teachers of various forms of education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo ensinopt_BR
dc.subjectLógica matemática – Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeometria - Demonstraçõespt_BR
dc.subjectMathematical activitiespt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectMathematical logicpt_BR
dc.subjectStatementspt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleDemonstrações geométricas no ensino fundamental: uma proposta didática para as séries finaispt_BR
dc.title.alternativeGeometric statements in basic education: a proposal for teaching series finalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho propõe uma sequência didática utilizando-se da Lógica Matemática como método de ensino. O ensino da matemática no Ensino Fundamental apresenta, dentre outras falhas, a ausência de metodologias que estabeleçam ligações entre os conteúdos estudados. Os alunos são “treinados” a responder mecanicamente as questões utilizando fórmulas prontas. O estudo da Lógica Matemática para o Ensino Fundamental privilegia o raciocínio lógico dos alunos, bem como constrói esse elo tão necessário no processo de ensino aprendizagem, além de favorece o pleno desenvolvimento das habilidades matemática e de compreensão de mundo. O aluno tem a oportunidade de estabelecer ligações entre os conceitos estudados e justificar os cálculos realizados, fortalecendo o aprendizado e auxiliando na memorização dos conceitos Nesse contexto, a proposta didática traz a lógica associada aos conceitos de geometria, o aluno torna-se responsável pelo seu aprendizado. Refazendo os passos de Euclides, Pitágoras e Tales, trazendo a problemática e reconstruindo as demonstrações realizadas por eles. A escolha dos conceitos geométricos se deu devido à inutilização, muitas vezes, desses conteúdos decorrente de outras problemáticas. O ensino da geometria se resume a contextualização de atividades de aritmética ou de álgebra. Reconstruir conceitos a partir de sua história ou na manipulação de objetos estimula o raciocínio e promove o desenvolvimento cognitivo, tão almejado por professores das diversas modalidades da educação.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Demonstrações geométricas no ensino fundamental -uma proposta didática para as séries finais.pdfDemonstrações geométricas no ensino fundamental: uma proposta didática para as séries finais1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.