Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2304
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Givaldo Oliveira dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2811899043438299 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros, José da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3446473690757797 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barros, Amauri da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2316330818429673 | pt_BR |
dc.creator | Silva, José Wellington Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6040160799303819 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-17T15:45:14Z | - |
dc.date.available | 2017-12-21 | - |
dc.date.available | 2018-01-17T15:45:14Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Wellington Santos. O software Cabri 3D como instrumento para o ensino de geometria espacial no ensino fundamental. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2304 | - |
dc.description.abstract | This work was intended to investigate the features of Cabri 3D software, its possibilities and potential for teaching and learning Geometry in Elementary Education II, in order to integrate it as a pedagogical tool for teaching. The purpose of this research is to present a methodological strategy that will help to smooth the difficulties in the field of spatial geometry. For such, it developed a didactic sequence, containing the proper steps of using this software for the construction and visualization of the main geometric solids and was applied to students of the 9th grade of elementary education at state school in Maceió. The construction much as sound of the display was made by students in a dynamic and interactive way, made possible by the Cabri 3D commands, software with features of dynamic geometry. The Theory of Instrumentation provides theoretical elements applicable for this work, because it relies on concepts of psychology that are adequate to study the integration of technology in education, which allows us to understand the use of software in Mathematics classes. As a research methodology was used Didactic Engineering and through the subsequent analysis was possible to observe students' progress on the implementation of the teaching sequence and the development of knowledge geometric. The didactic sequence proved to be efficient and accessible to integrate 3D Cabri in class practices. It was found that in addition to promoting mathematical knowledge, this research could also promote digital inclusion to the participants involved. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Cabri 3D | pt_BR |
dc.subject | Abordagem instrumentada e sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geometry | pt_BR |
dc.subject | Approach instrumented | pt_BR |
dc.subject | Sequence didactics | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O software Cabri 3D como instrumento para o ensino de geometria espacial no ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | The Cabri 3D software as an intrument for teaching of space geometry in elementary educacion | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve por finalidade investigar os recursos do software Cabri 3D, suas possibilidades e potencialidades para o ensino e aprendizagem em Geometria, no Ensino Fundamental II, com o propósito de integrá-lo como instrumento pedagógico à prática docente. O intuito desta pesquisa é apresentar uma proposta metodológica que contribua para suavizar as dificuldades na aprendizagem da Geometria Espacial. Para tal, foi desenvolvida uma sequência didática, contendo os procedimentos da utilização desse software para a construção e a visualização dos principais sólidos geométricos, aplicada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Maceió. Tanto a construção quanto a visualização dos sólidos foram realizadas pelos alunos de forma dinâmica e interativa, por meio dos comandos do Cabri 3D - um software com recursos da geometria dinâmica. A Teoria da Instrumentação fornece elementos teóricos apropriados para esse trabalho, pois se apoia em conceitos da Psicologia que são adequados para estudar a integração da tecnologia na educação, o que permite compreender o uso de um software nas aulas de Matemática. Na metodologia, utilizamos a Engenharia Didática, através das análises a posteriori foi possível observar o progresso dos alunos quanto à execução da sequência didática e o desenvolvimento do saber geométrico. A sequência didática mostrou-se ser eficiente e acessível em integrar o Cabri 3D nas práticas de aula. Constatou-se que além de favorecer o conhecimento matemático, esta pesquisa, também, pôde promover a inclusão digital aos participantes envolvidos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O software Cabri 3D como instrumento para o ensino de geometria espacial no ensino fundamental.pdf | 4.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.