00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Anamelea de Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0726989055252156pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Glaucia da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8743132786538539pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Cleide Jane de Sá Araújo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7090267221490696pt_BR
dc.contributor.referee4Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.creatorOliveira, Aristóteles da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569329294926914pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-26T18:25:38Z-
dc.date.available2017-10-26-
dc.date.available2017-10-26T18:25:38Z-
dc.date.issued2017-07-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Aristóteles da Silva. Ensino superior tecnológico em hotelaria a distância e sua interface com o mundo do trabalho. 2017. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2155-
dc.description.abstractIn this study, we have analyzed the case of the insertion movement of egress students of the technological course in Hospitality in Distance Education, of the Federal Institute of Alagoas (IFAL) in the world of work. In general, this research aims to investigate the singularities of egress students of the higher education technological course in Hospitality in IFAL in its movement of incorporation in the world of work. This is a qualitative research, based on the case study method and using as a research instrument, content and document analysis. In this investigation, was used a non-probabilistic sample of 20 participants from the universe of 158 students from the 2007, 2009, 2010 and 2011 classes of the course in which we applied an online questionnaire developed in Google Docs. The research results from the analysis and interpretation of the questionnaire and the Pedagogical Project of the Course indicate that most of the graduates have developed the skills and abilities proposed for their professional training, however, it is evident that in the Distance Education where the TDICs are present Is not enough to fill the gaps in the inseparability of theory and practice in professional training. It is worth observing that, it is not allowed, from the adoption of a progressive vision, to limit the formation of the worker to the nuances of the world of work. It is essential that higher Technological education courses form a critical and participatory citizen, engaged in the constitution of a society more just and egalitarian, which presupposes going beyond the conception of passively adaptation to the required changes by the world of work, pressed by the current economic model.pt_BR
dc.description.abstractRÉSUMÉ: Este estudo analisa o caso do movimento de inserção dos egressos das turmas do curso superior tecnológico em hotelaria a distância do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) no mundo do trabalho. Objetiva investigar as características dos egressos do curso superior em Tecnologia em Hotelaria (EaD) do IFAL em seu movimento de incorporação no mundo do trabalho. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, embasada no método estudo de caso e utilizando como instrumento de investigação análise de conteúdo e documental. Nesta pesquisa foi utilizada uma amostra não probabilística de 20 participantes do universo de 158 egressos das turmas de 2007, 2009, 2010 e 2011 do curso no qual foi aplicado um questionário online. Os resultados da pesquisa advindos da análise e interpretação do questionário e do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) evidencia que na EaD na qual as TDIC estão presentes de modo mais intenso não é suficiente para suprir as lacunas da indissociabilidade da relação teoria e prática na formação profissional. Os dados revelam também que a formação de profissionais em CST na modalidade EaD prepara o estudante com competências e habilidades almejadas pelo mundo do trabalho conforme índice de satisfação obtidos no questionário aplicado com os egressos. Entretanto, conforme analisado no percurso da pesquisa, não podemos, a partir da adoção de uma visão progressista, limitar a formação do trabalhador às nuances do mundo do trabalho, é essencial que os cursos superiores de tecnologia formem o cidadão crítico e participativo, engajado na constituição de uma sociedade mais justa e igualitária, o que pressupõe superar a concepção de adaptação passivamente às mudanças requeridas pelo mundo do trabalho pressionados pelo modelo econômico vigente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino técnico – Alagoaspt_BR
dc.subjectMercado de Trabalhopt_BR
dc.subjectEducação a distanciapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectProfessional qualificationpt_BR
dc.subjectWorld of workpt_BR
dc.subjectEaDpt_BR
dc.subjectFormación profesionalpt_BR
dc.subjectMundo del trabajopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsino superior tecnológico em hotelaria a distância e sua interface com o mundo do trabalhopt_BR
dc.title.alternativeEnseñanza superior tecnológica en hotelería la distancia y su interfafaz con el mundo del trabajopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa o caso do movimento de inserção dos egressos das turmas do curso superior tecnológico em hotelaria a distância do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) no mundo do trabalho. Objetiva investigar as características dos egressos do curso superior em Tecnologia em Hotelaria (EaD) do IFAL em seu movimento de incorporação no mundo do trabalho. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, embasada no método estudo de caso e utilizando como instrumento de investigação análise de conteúdo e documental. Nesta pesquisa foi utilizada uma amostra não probabilística de 20 participantes do universo de 158 egressos das turmas de 2007, 2009, 2010 e 2011 do curso no qual foi aplicado um questionário online. Os resultados da pesquisa advindos da análise e interpretação do questionário e do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) evidencia que na EaD na qual as TDIC estão presentes de modo mais intenso não é suficiente para suprir as lacunas da indissociabilidade da relação teoria e prática na formação profissional. Os dados revelam também que a formação de profissionais em CST na modalidade EaD prepara o estudante com competências e habilidades almejadas pelo mundo do trabalho conforme índice de satisfação obtidos no questionário aplicado com os egressos. Entretanto, conforme analisado no percurso da pesquisa, não podemos, a partir da adoção de uma visão progressista, limitar a formação do trabalhador às nuances do mundo do trabalho, é essencial que os cursos superiores de tecnologia formem o cidadão crítico e participativo, engajado na constituição de uma sociedade mais justa e igualitária, o que pressupõe superar a concepção de adaptação passivamente às mudanças requeridas pelo mundo do trabalho pressionados pelo modelo econômico vigente.pt_BR
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