00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2110
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brito, Patrick Henrique da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155051332618408pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Eliana Silva de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613846902868406pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Jair Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8133660776746187pt_BR
dc.creatorGomes, Cledson Calaça Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5993919078954534pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-20T18:38:58Z-
dc.date.available2017-07-24-
dc.date.available2017-10-20T18:38:58Z-
dc.date.issued2012-12-13-
dc.identifier.citationGOMES, Cledson Calaça Cavalcante. Modelagem de um ambiente para iniciantes em programação apoiado por um assistente inteligente. 2012. 122 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2110-
dc.description.abstractThis work presents a proposal for a computing environment called AIIP - Intelligent Environment for Beginners in Programming, whose objective is to help students and teachers in the teaching/learning process of computer programming. AIIP uses the problem solving approach, whose problems stored in their database are proposed to be solved by the students during their interactions with the environment. AIIP also has an intelligent assistant to help students, monitoring their actions, providing hints and appropriate feedbacks during the solving problems process, and identifying the mistakes while they are developing their algorithmic solutions. About teachers, the intelligent assistant also helps evaluating students’s algorithmic solutions automatically according to pre-established metrics, capable of flexibility. After conducting an experiment and application of a survey, both related to the use of AIIP, with Information Systems students of Federal University of Alagoas, the obtained results indicate the feasibility of the proposal as tool to help students and teachers in initial classes of computer programming.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores) - Ensinopt_BR
dc.subjectAgentes inteligentes (Software)pt_BR
dc.subjectSistemas de informação - Educaçãopt_BR
dc.subjectProgramming (Computers)-Teachingpt_BR
dc.subjectIntelligent agents (Software)pt_BR
dc.subjectInformation systems - Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleModelagem de um ambiente para iniciantes em programação apoiado por um assistente inteligentept_BR
dc.title.alternativeModeling of an environment for beginners in programming supported by an intelligent assistantpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho é apresentada uma proposta de ambiente computacional denominado AIIP - Ambiente Inteligente para Iniciantes em Programação, cujo objetivo é auxiliar alunos e professores no processo de ensino/aprendizagem de programação de computadores. O AIIP utiliza a abordagem de resolução de problemas, cujos problemas armazenados em sua base de dados são propostos para serem resolvidos pelos alunos durante o momento de interação com o ambiente. O AIIP possui ainda um assistente inteligente para auxiliar os alunos, acompanhando suas ações, fornecendo dicas e feedbacks apropriados durante o processo de resolução dos problemas, além de identificar os erros cometidos durante o processo de desenvolvimento de suas soluções algorítmicas. Com relação aos professores, o assistente inteligente também auxilia ao avaliar as soluções algorítmicas dos alunos de forma automática, de acordo com métricas pré-estabelecidas, passíveis de flexibilização. Após a realização de um experimento e aplicação de um questionário, ambos relacionados ao uso do AIIP, com alunos do curso de Sistemas de Informação à Distância da Universidade Federal de Alagoas, foram encontrados resultados que apontam para a viabilidade da proposta apresentada como ferramenta de auxilio a alunos e professores em turmas iniciais de programação de computadores.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelagem de um ambiente para iniciantes em programação apoiado por um assistente inteligente.pdf3.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.