00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1929
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bernardes, Jefferson de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0410138491087637pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7402359906381953pt_BR
dc.contributor.referee2Batista, Sylvia Helena Souza da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7402359906381953pt_BR
dc.creatorLuna, Willian Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1860768963636452pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-05T14:58:55Z-
dc.date.available2017-09-04-
dc.date.available2017-09-05T14:58:55Z-
dc.date.issued2014-12-15-
dc.identifier.citationLUNA, Willian Fernandes. Avaliação da tutoria em um currículo médico : o discurso de estudantes de medicina. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1929-
dc.description.abstractThis research aimed to evaluate the Tutorial Group on the model of Problem- Based Learning (PBL), inserted in a hybrid format of curriculum, using the speeches of medical students of Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. To understand the 16 theme-field we chose to develop a qualitative research. The theoretical and methodological references employed are authors who discuss the teaching-learning processes and language area and discourse analysis. As instruments the Conversation Circle techniques, field diary and observations were used.The Language repertoires were identified from their comments, focusing on the controversies of the speech, that formed seven sets of directions. We conclude that, from the speech of students, the insertion of Tutoring in formed the BPA in more traditional curricula can be an alternative to starting curricular change processes in the way of building a meaningful learning, provided there is consistent planning with the rest of curriculum. The methodological procedures used were the Conversation wheel techniques, field diary and observations. The Language repertoires were identified from their comments, focusing on the controversies of the discourse that formed seven sets of directions. It was concluded that, from the speech of students, the insertion of Tutorial in the PBL format in traditional curricula can be an alternative to starting curricular change processes in the way of building a meaningful learning, provided there is consistent planning with the rest of the curriculum.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subjectMentoringpt_BR
dc.subjectMedical Educationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectProblem-Based Learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleAvaliação da tutoria em um currículo médico : o discurso de estudantes de medicinapt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of tutorial group in a medical curriculum : discourse of medical studentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo avaliar a Tutoria no modelo da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), inserida em um currículo de formato híbrido, utilizando as falas de estudantes de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Para a compreensão do campo-tema optou-se por desenvolver uma pesquisa com abordagem qualitativa. Os referenciais teórico-metodológicos utilizados são autores que discutem os processos de ensino-aprendizagem e da área de linguagem e análise de discurso. Como procedimentos metodológicos foram utilizadas as técnicas de Roda de Conversa, diário de campo e observações. Foram identificados os Repertórios Linguísticos das falas dos sujeitos, com foco nas controvérsias do discurso, que conformaram sete conjuntos de sentidos. Concluiu-se que, apartir das falas dos estudantes, a inserção da Tutoria no formado da ABP em currículos mais tradicionais pode ser uma alternativa para iniciar processos de mudança curricular no caminho da construção de uma aprendizagem significativa, desde que haja planejamento coerente com o restante do currículo.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da Tutoria em um currículo médico- o discurso de estudantes de medicina.pdfAvaliação da tutoria em um currículo médico : o discurso de estudantes de medicina2.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.