00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stella, Paulo Rogério-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6506349461840284pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Rosangela Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2454422033896336pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Luiz Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782711247133672pt_BR
dc.creatorSilva, Adriana Cristina Leite-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8755732812212119pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-05T14:46:44Z-
dc.date.available2017-09-04-
dc.date.available2017-09-05T14:46:44Z-
dc.date.issued2017-04-24-
dc.identifier.citationSILVA, Adriana Cristina Leite. Leitura e letramento: formação crítica de alunos de língua portuguesa no ensino público. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1927-
dc.description.abstractThis work presents some of the thoughts unleashed by my Portuguese Language teaching practice, in a state public school of Alagoas. The objective of there search was to foward a reading program that lead the students, from the 8th grade of a state public school of Alagoas to think about their school reality from literacy practice. From the application of a didactic sequence, we used as research modality the qualitative method, whose approach goes through the action-research pathways. CAFIERO (2010), CAMPOS (2014), CARVALHO (2008), KLEIMAN (2005), MINAYO (2002), MORIN (2007), ROJO (2003), SOARES (2004), STREET (2014) among others, served as baseline to this work. As results we can highlight that there adding work from the literacy practices, besides providing considerations by the student about his paper in school, no more as just a knowledge receptor, but also making him realize, among all, as a knowledge agent. This is extremely relevant in a way that the subject that realizes, thinks and acts for the change of his own reality, in this work, specifically : the school reality. Therefore, the observation changing and the teacher’s acting can cause changes in the student, in school, around themselves, bearing in mind that the school’s institution is, by nature, a literacy agency. The data enables us to think, in accordance with the theories reviewed in this study, about the importance from school in change sand needs put for the student by the transformations that go through the society in a general way.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa – Ensinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramento – Práticaspt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLiteracy practicept_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleLeitura e letramento: formação crítica de alunos de Língua portuguesa no ensino públicopt_BR
dc.title.alternativeReading and literacy: critical education of students Portuguese language in public schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta algumas reflexões desencadeadas a partir de minha prática docente de Língua Portuguesa, numa escola pública da rede estadual de ensino de Alagoas. O objetivo da pesquisa foi o de promover um trabalho com a leitura que levasse os alunos, do 8º ano, de uma escola pública da rede estadual de ensino de Alagoas, a refletirem sobre sua realidade escolar a partir de práticas de letramento. A partir da aplicação de uma sequência didática, utilizamos como modalidade de pesquisa o método qualitativo, cuja abordagem envereda-se pelos caminhos da pesquisa-ação. CAFIERO (2010), CAMPOS (2014), CARVALHO (2008), KLEIMAN (2005), MINAYO (2002), MORIN (2007), ROJO (2003), SOARES (2004), STREET (2014), dentre outros, embasaram este trabalho. Como resultados, podemos destacar que o trabalho com a leitura, a partir de práticas de letramento, além de propiciar uma reflexão por parte do aluno sobre seu papel na escola faz com que ele deixe de ser um mero receptor e se perceba como uma agente do conhecimento. Sendo isso extremamente relevante no sentido de se formar o sujeito que percebe, reflete e atua para a mudança da sua própria realidade, que no caso específico deste trabalho é a realidade escolar. Assim, a mudança do olhar e do fazer do professor pode provocar mudanças no aluno, na escola e no seu entorno, tendo em vista que a instituição escolar é por natureza uma agência de letramentos. Os dados nos permitem refletir, em consonância com as teorias resenhadas nesse estudo, sobre a importância da escola acompanhar as mudanças e as necessidades que se colocam para o aluno pelas transformações que perpassam a sociedade de modo geral.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leitura e letramento - formação crítica de alunos de língua portuguesa no ensino público.pdfLeitura e letramento: formação crítica de alunos de Língua portuguesa no ensino público8.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.