00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Margarete Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0362345375373708pt_BR
dc.contributor.referee1Bernardes, Jefferson de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0410138491087637pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Paulo José Medeiros de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9717689915668718pt_BR
dc.contributor.referee3Correia, Divanise Suruagy-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4587796198121901pt_BR
dc.creatorTojal, Ana Lúcia Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4420818928485148pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-31T17:05:43Z-
dc.date.available2017-08-30-
dc.date.available2017-08-31T17:05:43Z-
dc.date.issued2015-08-24-
dc.identifier.citationTOJAL, Ana Lúcia Soares. A contribuição do estágio curricular no SAMU Maceió para a promoção médica. 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1914-
dc.description.abstractThe National Policy for Emergency created the mobile pre-hospital component with an important potential originator of care, as a response to urgent demands occurred at home, in the workplace, on public streets or other spaces where the individual comes to need. This service is demanding a differentiated expertise of medical professionals, since in addition to direct patient care and coordination of first responders team, the doctor also has a regulatory function of emergencies, such as health authority. However, this process of adjustment is little depth, and sometimes not even referenced in medical schools, despite the role of the regulator doctor. This academic work of completion of the master's course in Education in Health aimed to analyze the traineeship contribution to medical education in the Mobile Emergency Care Service of Maceio and building subsidies for the redirection of educational processes that enable the development a pedagogical proposal for the Continuing Education Center of the SAMU Maceio to the stage practices. Present as products a scientific paper on the influence of traineeship in SAMU Maceio for medical training and methodological framework for the construction of a pedagogical proposal focused on the activities of the Center for Continuing Education in Emergency with curricular training in medicine, which is the unit responsible for educational activities in the SAMU Maceió, in addition to producing an informative video as part of methodological strategies this core with medical students. The research showed the importance of the stage, but revealed the absence of a pedagogical proposal that guides the planning, monitoring and evaluation of educational activities / service with the trainees. Identify limitations and possibilities, able to subsidize the construction of this pedagogical proposal that has as a goal the interdisciplinary, based on the principles of lifelong learning, in order to qualify the stage curricular activities. That proposal should be mediated by the Continuing Education Center and seek integration between training institutions and the service, in order to train individuals able to respond to new social demands and the SUS design.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica de Saúdept_BR
dc.subjectEmergênciaspt_BR
dc.subjectEstudantes de Medicinapt_BR
dc.subjectHealth Policypt_BR
dc.subjectEmergencyspt_BR
dc.subjectMedical studentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleA contribuição do estágio curricular no SAMU Maceió para a promoção médicapt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of internship at SAMU Maceió for medical trainingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA Política Nacional de Atenção às Urgências criou o componente pré-hospitalar móvel com um importante potencial ordenador da assistência, enquanto resposta às demandas de urgência ocorridas no domicílio, no local de trabalho, em vias públicas ou em outros espaços em que o indivíduo vier a precisar. Esse serviço vem demandando uma competência diferenciada do profissional médico, visto que, além da assistência direta ao paciente e coordenação da equipe de socorristas, o médico também exerce a função de regulador das urgências, como autoridade sanitária. Contudo, esse processo de regulação é pouco aprofundado, e por vezes, nem é referenciado na graduação médica, mesmo considerando o protagonismo do médico regulador. O presente trabalho acadêmico de conclusão do curso do mestrado em Ensino na Saúde teve como objetivo analisar a contribuição do estágio curricular para a formação médica no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Maceió e construir subsídios para o redirecionamento dos processos educativos, que possibilitem a elaboração de uma proposta pedagógica para o Núcleo de Educação Permanente do SAMU Maceió para as práticas de estágio. Apresentamos como produtos um artigo científico sobre as contribuições do estágio curricular no SAMU Maceió para a formação médica e um referencial metodológico para a construção de uma proposta pedagógica voltada para as atividades do Núcleo de Educação Permanente em Urgência com o estágio curricular em medicina, que é a unidade responsável pelas atividades de educação no SAMU Maceió, além da produção de um vídeo informativo, como parte das estratégias metodológicas deste núcleo com os acadêmicos de medicina. A pesquisa evidenciou a importância do estágio, porém revelou a ausência de uma proposta pedagógica que norteie o planejamento, monitoramento e avaliação das atividades de ensino/serviço com os estagiários. Identificamos limites e possibilidades, capazes de subsidiar a construção desta proposta pedagógica que tenha como horizonte a interdisciplinaridade, fundamentada nos princípios da educação permanente, no sentido de qualificar as atividades de estágio curricular. Tal proposta deverá ser mediada pelo Núcleo de Educação Permanente e buscar a integração entre as instituições formadoras e o serviço, com o intuito de formar indivíduos capazes de responder as novas demandas sociais e o desenho do SUS.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A contribuição do estágio curricular no SAMU-Maceió para a formação médica.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.