00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerra, Ediel Azevêdo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Vânio Fragoso de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.creatorSilva, Diogo Pinheiro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1884537234648025pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-24T18:32:20Z-
dc.date.available2017-08-23-
dc.date.available2017-08-24T18:32:20Z-
dc.date.issued2017-06-01-
dc.identifier.citationSILVA, Diogo Pinheiro da. A aprendizagem de análise combinatória no ensino médio. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. Acompanha Produto Educacional.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1888-
dc.description.abstractThis work consists in the presentation of the results of an investigation about the teaching and learning process of Combinatorial Analysis in a second year high school class of a school in the state public network of Alagoas. In order to make this study possible, a didactic sequence was developed, applied and validated based on the Fundamental Principle of Counting to introduce the basic concepts of Combinatorial Analysis and as a methodology teaching-learning-mathematics assessment through problem solving. In this methodology, according to Onuchic (2008), the problem becomes the starting point in the process, where the group discussion and the interactions are relevant parts to reach the formalization of the concept (s). In order to construct the questions used in the sequence, a brief study was carried out on four important axes and a diagnostic test in order to identify the previous knowledge of the students based on the Vygotsky Proximal Development Zone. These axes are classified in: Basic Concepts of Combinatorial Analysis, Problem Solving, Didactic Analysis and Bibliographic Survey. The validation could be performed by verifying the protocols for solving the proposed problems associated with the steps described in the sequence. The results showed that the didactic sequence contributed to the internalization of the basic concepts of the mathematical object in focus and to the reflection about the difficulties or peculiarities that arose during its executionpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectCombinatorial analysispt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectGroupingspt_BR
dc.subjectGenerator problemspt_BR
dc.subjectBasic conceptspt_BR
dc.subjectPeculiaritiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA aprendizagem de análise combinatória no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe learning of combinatory analysis in high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste na apresentação dos resultados de uma investigação sobre o processo de ensino e aprendizagem de Análise Combinatória em uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de Alagoas. Para tornar esse estudo possível, foi desenvolvida, aplicada e validada uma sequência didática tendo como base o Princípio Fundamental da Contagem para introduzir os conceitos básicos de Análise Combinatória e como metodologia o ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas. Nesta metodologia, conforme Onuchic (2008), o problema torna-se o ponto de partida no processo, onde a discussão em grupo e as interações são peças relevantes para atingir a formalização do(s) conceito(s). Para a construção das questões usadas na sequência, foi realizado um estudo breve acerca de quatro eixos importantes e um teste-diagnóstico com o propósito de identificar os conhecimentos prévios dos alunos com base na Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky. Esses eixos foram os seguintes: Conceitos Básicos de Análise Combinatória, Resolução de Problemas, Análise Didática e Levantamento Bibliográfico. A validação pôde ser realizada com a verificação dos protocolos de resolução dos problemas propostos associados com as etapas descritas na sequência. Os resultados mostraram que a sequência didática contribuiu para a internalização dos conceitos básicos do objeto matemático em destaque e para a reflexão acerca das dificuldades ou particularidades surgidas durante sua execução.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A aprendizagem de análise combinatória no ensino médio.pdf3.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Uma proposta didática para o ensino de análise combinatória no segundo ano do ensino médio com base no princípio fundamental da contagem e como metodologia o ensino-aprendizagem-avaliação...[Produto Educacional].pdfUma proposta didática para o ensino de análise combinatória no segundo ano do ensino médio com base no princípio fundamental da contagem e como metodologia o ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas.741.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.