00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1855
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fabiana Pincho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480057780463997pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2706881213553955pt_BR
dc.creatorPinto, Maria Fernanda Barreiros Barbosa Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308923491191327pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-17T14:11:29Z-
dc.date.available2017-08-15-
dc.date.available2017-08-17T14:11:29Z-
dc.date.issued2017-04-18-
dc.identifier.citationPINTO, Maria Fernanda Barreiros Barbosa Alves. A Progressão temática no artigo de opinião: uma experiência de escrita planejada em uma turma de 9º ano da Rede Estadual de Alagoas. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1855-
dc.description.abstractIn Portuguese classes, taught in a 9th grade class from the primary school in a public state school in Maceió, during the execution of text productions, it was observed that the students did not organize the central topics in each paragraph, adding more than one sub topic, repeating them in other parts of the text or mentioning subjects that did not have relation to the central topic. For this reason, this professional masters’ dissertation approached the topic progression, through a theory study about texts and its criteria, and proposed the text construction planning, obeying the following sequence: sub topics selection, text production, reviewing and redoing, so that the students could build cohesive text, coherent and could show topic progression. In order to base this propose, we showed the following theory path: the writing evolution from XVIII century, the text construction, writing as a process, organization and the topic progression based on the authors Flower e Hayes (1981), Koch (2003), Marcuschi (2008), Jubran (2006), Ferrarezi Jr. (2015), Garcia (2010), Ruiz (2013), among others. This research was classified as an ethnographic mark, with a qualitative approach, that has utilized, as data collection instruments, questionnaires and text productions. It was also applied a didactic sequence, that enabled, through workshops, the text gender Opinion Article learning. Although the intervention through the didactic sequence is not the immediate solution to solve the observed problem, it has provided the knowledge and the consciousness that must have to obey to these stages to the text construction. Therefore, the student’s target group improved the sub topic selection and started to be aware of how important it is to follow the needed stages to reach coherent text writing, with consistent argumentation and appropriate to the communicative situation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLingüística textualpt_BR
dc.subjectTextualidadept_BR
dc.subjectPlanejamento textualpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProgressão temáticapt_BR
dc.subjectTextual Linguisticspt_BR
dc.subjectTextualitypt_BR
dc.subjectTextual planningpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectThematic progressionpt_BR
dc.subjectOpinion articlept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleA Progressão temática no artigo de opinião: uma experiência de escrita planejada em uma turma de 9º ano da Rede Estadual de Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeThe Theme progression in the opinion article: a written experience planned in a 9th grade class from the state school in Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEm aulas de Língua Portuguesa, ministradas em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual situada em Maceió, durante a execução de produções textuais, foi observado que os alunos não organizavam assuntos centrais em cada parágrafo, adicionando mais de um subtópico, repetindo-os em outras partes do texto ou mencionando assuntos que não tinham relação com o tema central. Por isso, esta dissertação de mestrado profissional abordou a progressão tópica, através de um estudo teórico sobre textualidade e seus critérios, e propôs o planejamento da construção do texto, obedecendo à seguinte sequência: seleção de subtópicos, produção do texto, revisão e refacção, para que os alunos construíssem textos coesos, coerentes e que apresentassem progressão tópica. Para fundamentar esse propósito, apresentamos o seguinte percurso teórico: a evolução da escrita a partir do século XVIII, a construção da textualidade, a escrita como processo, a organização e a progressão tópica, baseado nos autores Flower e Hayes (1981), Koch (2003), Marcuschi (2008), Jubran (2006), Ferrarezi Jr. (2015), Garcia (2010), Ruiz (2013), dentre outros. Classificou-se esta pesquisa como de cunho etnográfico, com uma abordagem qualitativa, e que utilizou, como instrumentos para coleta de dados, questionários e produções de textos. Foi aplicada também uma sequência didática, que possibilitou, através de oficinas, a aprendizagem da construção do gênero textual Artigo de Opinião. Embora a intervenção por meio da sequência didática não seja a solução imediata para resolver o problema observado, ela proporcionou o conhecimento e a consciência de que deve haver a obediência a essas etapas para a construção textual. Portanto, o grupo alvo de estudantes aprimorou a seleção dos subtópicos e passou a ter noção de quão importante é seguir as etapas necessárias para alcançar a escrita de um texto coerente, com argumentação consistente e adequada à situação comunicativa.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Progressão temática no artigo de opinião uma experiência de escrita planejada.pdfA Progressão temática no artigo de opinião: uma experiência de escrita planejada em uma turma de 9º ano da Rede Estadual de Alagoas4.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.