00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1832
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes , Adna de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495492068805035pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Fabiana Pincho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480057780463997pt_BR
dc.creatorAraújo , Jennifer Patrícia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6896790743486513pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-09T14:29:08Z-
dc.date.available2017-07-31-
dc.date.available2017-08-09T14:29:08Z-
dc.date.issued2017-04-22-
dc.identifier.citationARAÚJO, Jennifer Patrícia de. Identidade & Memória: produção e refacção de textos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1832-
dc.description.abstractThis work presents an analysis of a study carried out with pupils of this level in the primary education institution, located in Capela – Alagoas. We aim to reflect on the literary memories productions which the pupils of this grade will come out with after an interview with an inhabitant of their village. Thus, thanks to the help we can offer through the use of notes, the pupils can talk about and describe the place where they live, bringing forth for their texts memories as well as collective and individual identities. In the methodological area, we will carry out an action-research, because this type of research privileges the experience and culture of the participants who build up the teaching-learning process in the context where they are involved (THIOLLENT, 1988). As theoretical prerequisites, we adapt among others, Bakhtin‟s (1990, 1997), Ruiz‟s (2015), Moita Lopes‟s (2002), Stuart Hall‟s works (2003). These authors will give us the basis to have a global vision of the text, correction, memory and identity. The results have shown that the pupils‟ results improve dramatically when the notes are written in an objective way and lead to general aspects of the text.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua textualpt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectProdução textual – Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectTextual languagept_BR
dc.subjectMemoriespt_BR
dc.subjectIdentitiespt_BR
dc.subjectTextual production - Primary educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleIdentidade & Memória: produção e refacção de textos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeIdentity & Memory: production and refurbishment of texts by students of Primary educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a análise de um estudo realizado com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental numa instituição de ensino básico, localizada em Capela - Alagoas. Objetivamos refletir sobre textos do gênero memórias literárias que os alunos dessa turma produziram após realizarem entrevista com um morador do povoado, onde eles moram. Assim, por meio de nossas intervenções com uso de bilhetes, o aluno narra e descreve o lugar em que vive, trazendo para seu texto indícios de memória e identidade coletivas e individuais. No âmbito metodológico, fizemos uma pesquisa-ação, pois esse tipo de pesquisa privilegia a experiência e a vivência dos participantes que constroem o processo de ensino-aprendizagem no contexto em que estão inseridos (THIOLLENT, 1988). Como pressupostos teóricos, adotamos os trabalhos realizados por Bakhtin (1990 e 1997), Ruiz (2015), Moita Lopes (2002), Stuart Hall (2003), entre outros. Esses autores nos deram base para termos uma visão global sobre texto, correção, memória e identidade. Os resultados apontam que as produções dos alunos melhoram significativamente quando os bilhetes são escritos de maneira objetivas e direcionam os alunos para aspectos globais do texto.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Identidade & Memória- produção e refacção de textos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental l.pdf3.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.