00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1827
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brito, Patrick Henrique da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155051332618408pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Cleide Jane de Sá Araújo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7090267221490696pt_BR
dc.contributor.referee1Coradine, Luís Cláudius-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0650394251228023pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Andrea Karla Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8709325697410346pt_BR
dc.creatorSiqueira, Carlos Leopoldo Pinto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3433596236913764pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-08T16:48:08Z-
dc.date.available2017-07-28-
dc.date.available2017-08-08T16:48:08Z-
dc.date.issued2012-12-20-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Carlos Leopoldo Pinto. Uma ferramenta para aprendizagem significativa de surdos utilizando síntese automática de texto baseada em mapas conceituais. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1827-
dc.description.abstractMore and more people have access to information, whether through digital, either through printed. New technologies applied to automate tasks produce increasing demands on information processing actions in order to provide more information. Through computational tools, resources synthesis texts are increasingly being used to produce information systems with the highest possible synthesis, since people need group a greater amount of information possible. With the growing demand of accessibility for people with disabilities, particularly the deaf, and with the advancement of information technology and communications, new requirements to support special education are being increasingly enhanced. But often, existing solutions emphasize the processes of translation between languages written and signed, which runs into difficulties in interpreting the meaning of the translation. These difficulties are partly a result of differences in writing style that in the case of texts prolix, causes problems context switching, resulting from detailing outside the main focus and structures, as the bet. Given the significant improvement of learning, this paper proposes an automated synthesizer of texts, from the context set by the teacher for a particular class, extracts the text, which is only relative to this context, removing the additional information and this particular point of view, unnecessary. Therefore, this work presents a tool that can enhance meaningful learning of deaf people through the technique applied to the automatic synthesis of text, and, therefore, support the concept maps.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectLingüística - processamento de dadospt_BR
dc.subjectLingua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectLinguistics-data processingpt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUma ferramenta para aprendizagem significativa de surdos utilizando síntese automática de texto baseada em mapas conceituaispt_BR
dc.title.alternativeA tool for meaningful learning of deaf using summary automatic text-based conceptual mapspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoCada vez mais pessoas têm acesso às informações, seja por meio digital, seja por meio impresso. As novas tecnologias aplicadas para a automatização de tarefas produzem demandas cada vez maiores nas ações de processamento de informações com o intuito de disponibilizar maior número de informações. Através de ferramentas computacionais, recursos de síntese de textos estão cada vez mais sendo utilizados para que sistemas produzam informações com maior índice de síntese possível, uma vez que pessoas necessitam agrupar um maior número de informações possível. Com o crescimento de demanda da acessibilidade por parte das pessoas com necessidades especiais, em particular os surdos, e com o avanço das tecnologias da informação e da comunicação, novos requisitos de apoio à educação especial estão sendo cada vez mais aprimorados. Porém, muitas das vezes, as soluções existentes enfatizam os processos de tradução entre línguas escritas e sinalizadas, o que esbarra em dificuldades de interpretação do significado da tradução. Tais dificuldades são, em parte, fruto das diferenças de estilo de escrita que, no caso de textos prolixos, provoca problemas de mudança de contexto, decorrentes dos detalhamentos fora do foco principal e estruturas, tais como o aposto. Tendo em vista o aprimoramento da aprendizagem significativa, este trabalho propõe um sintetizador automático de textos que, a partir do contexto definido pelo professor para uma determinada aula, extrai dos textos, apenas o que for relativo a esse contexto, removendo as informações adicionais e, desse ponto de vista específico, desnecessária. Portanto, este trabalho apresenta uma ferramenta que pode aumentar a aprendizagem significativa de pessoas surdas através da técnica aplicada à síntese automática de texto, tendo, para tanto, o suporte dos mapas conceituais.pt_BR
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