00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1636
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Márcio Henrique Batista da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1793022542224560pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, José Ivan da Silva-
dc.contributor.referee2LattesLattes: http://lattes.cnpq.br/2077457129310194pt_BR
dc.creatorSantos, Josivaldo Augusto dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0357526468902243pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-29T23:26:08Z-
dc.date.available2017-03-29-
dc.date.available2017-03-29T23:26:08Z-
dc.date.issued2017-01-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Josivaldo Augusto dos. Matemática comercial e financeira no Ensino Fundamental II. 2017.116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1636-
dc.description.abstractThis work is more than an analysis, it is an educational proposal in the form of class and extra class activities that culminate in an event which has been called the Seminar of Commercial and Financial Mathematics in Elementary Education II, a project that involves theoretical and Practices on Commercial and Financial Mathematics in Elementary School II in the municipality of Igaci (state of Alagoas). In the first part of the work, a bibliographical survey highlighting its importance and use in our daily life, we search for theoretical contributions in the studies of ANDRINI, in VASCONCELOS (2002), NETTO (1998), MONDAY, in LIGOCKI (2015), BIGODE 2002), CENTURIÓN, in JAKUBOVIC (2012). In the second part we make a brief explanation of the topics covered and with the use of the Citizen's Calculator (created by the central bank 31/10/2012) we were able to arouse the curiosity and interest of the majority of the students for the financial education, with the use of resources like: Blackboard, didactic books and educational material, data show. In the latter part, through price surveys in: supermarkets, physical and furniture stores in the city and neighboring cities, big store sites, motorcycle and car shops in the city and region, real estate land and houses (new and used), Banks and cooperatives of the city. The collected data were analyzed and organized into tables, graphs and models, and its culmination was presented in a seminar by the students, with visits from other classes, time teachers, pedagogical coordination and school management. For the verification of learning, a diagnostic questionnaire was applied and reapplied, where we can see the evolution of the student after experiencing this moment of interaction.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectMatemática comercialpt_BR
dc.subjectPesquisas de preçospt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectCommercial Mathematicspt_BR
dc.subjectPrice searchpt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleMatemática Comercial e Financeira no Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeMathematics commercial and financial in elementary schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é mais do que uma análise, é uma proposta educacional na forma de atividades de classe e extraclasse que culminam em um evento ao qual recebeu o nome de seminário de Matemática Comercial e Financeira no Ensino Fundamental II, um projeto que envolve aulas teóricas e práticas sobre a Matemática Comercial e Financeira no Ensino Fundamental II no município de Igaci (estado de Alagoas). Na primeira parte do trabalho, faz-se um levantamento bibliográfico destacando sua importância e uso no nosso cotidiano, buscamos aportes teóricos nos estudos de ANDRINI, apud VASCONCELOS (2002), NETTO (1998), LUNES, apud LIGOCKI (2015), BIGODE (2002), CENTURIÓN, apud JAKUBOVIC (2012). Na segunda parte fazemos uma breve explanação dos temas abordados e com o uso da Calculadora do Cidadão (criada pelo banco central 31/10/2012) conseguimos despertar a curiosidade e interesse da maioria dos alunos para a educação financeira, com o uso de recursos como: lousa, livros didáticos e paradidáticos, data show. Na última parte através de pesquisas de preços em: supermercados, lojas físicas de móveis e eletros da cidade e cidades vizinhas, sites de grandes lojas, lojas de motos e carros da cidade e região, imobiliária de terrenos e casas (novas e usadas), bancos e cooperativas da cidade. Os dados coletados foram analisados e organizados em tabelas, gráficos e maquetes, tendo sua culminância apresentada em um seminário pelos alunos, com visitas de outras turmas, professores do horário, coordenação pedagógica e direção escolar. Para a verificação da aprendizagem foi aplicado e reaplicado um questionário diagnóstico, onde podemos ver a evolução do alunado após vivenciar esse momento de interação.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matemática comercial e financeira no Ensino Fundamental II.pdf4.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.