00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1389
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Maria de Lourdes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8449472217863692pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gaia, Rossana Viana-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4018992389689693pt_BR
dc.contributor.referee1Gaia, Rossana Viana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4018992389689693pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Arrisete Cleide de Lemos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0473909520883167pt_BR
dc.creatorMelo, Ana Beatriz Bezerra de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9447467016957269pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-09T19:50:20Z-
dc.date.available2016-08-04-
dc.date.available2016-08-09T19:50:20Z-
dc.date.issued2016-03-30-
dc.identifier.citationMELO, Ana Beatriz Bezerra de. Os ecos da geração 80: a pintura contemporânea em Maceió. 2016. 155 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1389-
dc.description.abstractThe generation of 1980 is the object of study in this research and has been studied as a turning point before the modernist movements and postmodernists enshrined in the painting. In Brazil, this time was marked by exposure How are you, Generation 80? (Como vai você, Geração 80?) in Rio de Janeiro, but it rebounded and was also featured in Sao Paulo. In Maceió possible echoes of that past period were found in major cities of the country, were represented by the emergence of local artistic groups. Three artists from Alagoas were selected (Delson Uchôa, Maria Amélia Vieira and Paulo Caldas) and three artists called 'Generation 80' (Adriana Varejão, Beatriz Milhazes and José Leonilson). Parallel to the Cultural History field approach was conducted an overview of the history and preconditions, primary influences for artistic transformations through literature. Furthermore, analysis of sources distinguished between primary and secondary aided in the construction of these aspects making up the generation of 1980 echoes in Maceió. Even with the artistic and cultural backwardness, mentioned by oral sources and periodicals on national look, Maceió can be included as a component of identity for the formation of unity in Brazilian painting.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectGeração 80.pt_BR
dc.subjectArte contemporânea - Brasilpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectPintores alagoanospt_BR
dc.subject1980’s Generationpt_BR
dc.subjectContemporary Artpt_BR
dc.subjectculturept_BR
dc.subjectpaintingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleOs ecos da geração 80: a pintura contemporânea em Maceiópt_BR
dc.title.alternativeThe echoes of 80 generation: contemporary painting in Maceiópt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA geração de 1980 é o objeto de estudo nesta pesquisa e foi estudada como um momento de inflexão diante dos movimentos modernistas e pós-modernistas consagrados na pintura. No Brasil, esse momento foi marcado pela exposição Como vai você, Geração 80? no Rio de Janeiro, mas repercutiu e foi também destaque, em São Paulo. Em Maceió foram encontrados os possíveis ecos desse período passado nas grandes capitais do país, representada pelo surgimento de grupos artísticos locais. Foram selecionados três artistas alagoanos (Delson Uchôa, Maria Amélia Vieira e Paulo Caldas) e três artistas da denominada ‘Geração 80’ (Adriana Varejão, Beatriz Milhazes e José Leonilson). Em paralelo à abordagem do campo da História Cultural foi realizado um panorama dos antecedente e das pré-condições, influências primordiais para as transformações artísticas, através de pesquisa bibliográfica. Além disso, a análise de fontes distinguidas entre primárias e secundárias ajudaram na construção desses aspectos constituindo-se dos ecos da geração de 1980 em Maceió. Mesmo com o atraso artístico-cultural, mencionado pelas fontes orais e periódicos diante do olhar nacional, Maceió pode ser incluída como um dos componentes identitários para a formação da unidade na pintura brasileira.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os ecos da geracao 80 a pintura contemporanea em Maceio.pdf3.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.