00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maciel , Osvaldo Batista Acioly-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9529634717031458pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Alberto Saldanha de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7282651437751846pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Golbery Luis Lessa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2780592952452837pt_BR
dc.contributor.referee3Bezerra, Antônio Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9534474333315783pt_BR
dc.creatorCorreia, José Cícero-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2833090344859857pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-09T13:25:33Z-
dc.date.available2016-08-09-
dc.date.available2016-08-09T13:25:33Z-
dc.date.issued2015-08-25-
dc.identifier.citationCORREIA, José Cícero. Trabalho, seca e capital: da construção da Ferrovia Paulo Afonso à Fábrica de Linhas da Pedra (1878-1914). 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1374-
dc.description.abstractThe period between 1878 and 1914 was the moment that took place in Alagoas hinterland of the most effective actions to integrate the region to the world market. The first initiative in this direction was the construction of the Paulo Afonso railway, between the municipalities of Piranhas and Jatoba AL-PE. Begun in 1878 and completed five years later, the work included the use of the workforce of thousands of refugees refugees of the great drought of 1877, who worked for the daily ration. Between the late nineteenth and early twentieth centuries, the region has experienced considerable population growth, there was also a significant economic expansion, especially the cultivation of cotton and livestock. We believe that this structural situation, combined with the economic benefits guaranteed by the oligarchy Malta have solid the main reasons to change the capitalist Delmiro Gouveia of Recife for the Alagoas hinterland. Delmiro ascended economically and socially with the fur trade, buying them in the interior for export, mainly to Europe and the United States. However, when switching to the village Stone was declared bankrupt. In the backwoods of Alagoas Delmiro recompose its capital, and invests in the construction of a hydroelectric plant and a textile industry, the first opened in 1912 and the second in 1914. At around the factory stands an industrial core to house the workers, most of these It consisted of drought refugees emigrants 1915. The core of the stone was presented as an example "model" society, where everything and everyone were on commodity production, including women and children.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlagoas – Histórias, 1878-1914pt_BR
dc.subjectSertão alagoano – Condições sociaispt_BR
dc.subjectGouveia, Delmiro, 1863-1917pt_BR
dc.subjectTrabalhadorespt_BR
dc.subjectbackcountrypt_BR
dc.subjectdrypt_BR
dc.subjectwork and railwaypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleTrabalho, seca e capital: da construção da Ferrovia Paulo Afonso à Fábrica de Linhas da Pedra (1878-1914)pt_BR
dc.title.alternativeWork, dry and capital: the construction of the railway from Paulo Afonso to the Fábrica de Linhas da Pedra (1878-1914).pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO período entre 1878 e 1914 foi o momento em que se realizaram no sertão de Alagoas as ações mais efetivas de integração da região ao mercado mundial. A primeira iniciativa neste sentido foi a construção da ferrovia Paulo Afonso, entre os munícipios de Piranhas-AL e Jatobá PE. Iniciada em 1878 e concluída cinco anos depois, a obra contou com a utilização da força de trabalho de milhares de retirantes refugiados da grande seca de 1877, que trabalhavam pela ração diária. Entre o final do século XIX e início do XX, a região vivenciou considerável crescimento populacional, houve também uma significativa expansão econômica, com destaque para o cultivo do algodão e a pecuária. Acreditamos que essa situação estrutural, aliada às vantagens econômicas garantidas pela oligarquia Malta tenham sidos os principais motivos para mudança do capitalista Delmiro Gouveia do Recife para o sertão alagoano. Delmiro ascendeu econômica e socialmente com o comércio de peles, comprando-as nos interiores para exportação, principalmente para a Europa e os Estados Unidos. Porém, quando se muda para a vila da Pedra era declarado falido. No sertão de Alagoas Delmiro recompõe seu capital, e investe na construção de uma usina hidrelétrica e numa indústria têxtil, a primeira inaugurada em 1912 e a segunda em 1914. Ao entorno da fábrica ergue um núcleo fabril para alojar os operários, a maior parte desses era composta por emigrantes refugiados da seca de 1915. O núcleo da Pedra era apresentado como um exemplo ―modelar‖ de sociedade, onde tudo e todos estavam voltados para produção de mercadorias, inclusive mulheres e criançaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho seca e capital: da construção da Ferrovia Paulo Afonso a Fabrica de Linhas da Pedra 1878-1914.pdf2.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.