00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bittencourt, João Batista de Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2206836838419488pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Elder Patrick Maia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5261860957894954pt_BR
dc.contributor.referee2Kabengele, Daniela do Carmo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9179810811211982pt_BR
dc.creatorGuimarães, Felipe Chaves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5686508636875768pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-27T18:11:20Z-
dc.date.available2016-07-27-
dc.date.available2016-07-27T18:11:20Z-
dc.date.issued2014-03-28-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Felipe Chaves. Práticas sociais do consumo pelo êxtase: artes marciais mistas, masculinidade e o novo esporte-entretenimento 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1360-
dc.description.abstractOver the past five years, Brazil has seen rapid growth establish the production and consumption of a movement called mixed martial arts, popularly known as "MMA". The consuming public of MMA integrates the productive process of developing such a practice as an option for leisure and sport. The production of this new entertainment offering consists of symbolic goods that convert people into consumers, a social relation mediated by the media, advertising and consumption ranging from dietary supplements goods, passing through components of male and female clothing, even to the toys for children. With the recent growth of MMA in Brazil, either through the interest of the population practicing this new sport, either by increasing viewers of fighting through television, position ourselves in front of a relevant research: the research of the formation and consolidation of a specific category of consumers. This dissertation addresses the consolidation of a new "sport-entertainment" through the relationship between individuals and the symbolic practices immersed in an extremely excited society. The dimension of wellness will be presented here in the midst of a symbolic logic that potentiates the social construction of masculinity, where questions about the body and the masculinizing practices become important keys to understanding the formation of the habitus that consumer. In this context, the configuration of the consumption practices of MMA shows us a society whose habitus favors the search for ecstasy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumo ( Sociologia)pt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectCorpo humano – Aspectos simbólicospt_BR
dc.subjectArtes marciais mistaspt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectMasculinitypt_BR
dc.subjectBody. Mixed Martial Artspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titlePráticas sociais do consumo pelo êxtase: artes marciais mistas, masculinidade e o novo esporte-entretenimentopt_BR
dc.title.alternativeSocial practices of consumption by the rapture: mixed martial arts, masculinity and the new sports-entertainmentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNos últimos cinco anos o Brasil viu se estabelecer um vertiginoso crescimento da produção e do consumo de um movimento denominado artes marciais mistas, popularmente conhecido como “MMA” (que em inglês significa mixed martial arts). O público consumidor do MMA integra o processo produtivo de desenvolvimento de tal prática como opção de lazer e de esporte. A produção desta nova oferta de entretenimento é composta por bens simbólicos que convertem indivíduos em consumidores, numa relação social mediada pela mídia, campanhas publicitárias e bens de consumo que vão desde suplementos alimentares, passando por componentes do vestuário masculino e feminino, chegando até mesmo a brinquedos para crianças. Com o recente crescimento do MMA no Brasil, seja por meio do interesse da população em praticar este novo esporte, seja pelo número cada vez maior de espectadores dos combates por meio da televisão, posicionamo-nos diante da oportunidade de uma pesquisa relevante: a investigação da formação e consolidação de uma categoria específica de consumidores. A presente dissertação aborda a consolidação de um novo esporte-entretenimento por meio da relação dos indivíduos com as práticas simbólicas imersas numa sociedade extremamente excitada. A dimensão do bem-estar será aqui apresentada em meio a uma lógica simbólica que potencializa a construção social da masculinidade, onde questões referentes ao corpo e às práticas masculinizantes se tornam importantes chaves para compreendermos a formação do habitus desse consumidor. Neste contexto, a configuração das práticas de consumo do MMA nos mostra uma sociedade cujo habitus favorece a busca pelo êxtase.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas sociais do consumo pelo êxtase artes marciais mistas, masculinidade e o novo.pdf4.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.