00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rozendo, Célia Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7390258318696012pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Leila Pacheco Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7862016301902937pt_BR
dc.contributor.referee2Cotta, Rosângela Minardi Mitre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9357350570297026pt_BR
dc.creatorAraújo, Sandra Helena Rios de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4026465959287289pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-18T17:47:15Z-
dc.date.available2016-06-30-
dc.date.available2016-07-18T17:47:15Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.citationARAÚJO, Sandra Helena Rios de Aquino. Análise da produção científica brasileira sobre as metodologias ativas de aprendizagem na área de saúde. 2013. 43 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1353-
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the scientific production on active learning methodologies in the health area. It is an integrative literature review, whose search was performed in electronic databases from Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem Online (MEDLINE) and Scientific Electronic Library online (SCIELO). The results show that 57% of the articles were published between 2011 and 2012; 78% are concentrated in the southeast and south region; the main author, 57% did not indicate his titration and 61% do not refer the type of his study nor his training; 52% of articles are characterized as research; 87% are linked to educational institutions. In general they do not have definition about active methodologies. The most frequent mentioned were problematization and problem-based learning. The theoretical framework was based on the thought of Paulo Freire. Is worth mentioning the uncertainty over active methodologies, the conceptual and theoretical fragility seems to be present in this production.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleAnálise da produção científica brasileira sobre as metodologias ativas de aprendizagem na área de saúdept_BR
dc.title.alternativeAnalysis of brazilian scientific production on active learning methodologies in healthcarept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse estudo é analisar a produção científica brasileira sobre as metodologias ativas de aprendizagem na área de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cuja busca foi realizada nas bases eletrônicas de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (MEDLINE) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Os resultados apontam que 57% dos artigos foram publicados entre 2011 e 2012; 78% concentram-se nas regiões sudeste e sul; 61% não fazem referência ao tipo de estudo nem à formação do autor principal; 52% dos artigos caracterizam-se como pesquisa; 57% não indicam a titulação do autor principal; 87% vinculam-se a instituições públicas de ensino; em geral não apresentam definições de metodologias ativas, sendo que as mais apontadas foram a Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas; a fundamentação teórica dos autores baseou-se no pensamento de Paulo Freire. Merecem destaque a indefinição sobre metodologias ativas e a fragilidade conceitual e teórica que parece estar presente nessa produção.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE AS METODOLOGIAS.pdf282.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.