00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria Alice Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1770434883248645pt_BR
dc.contributor.referee1Rozendo, Célia Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7390258318696012pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira, Luciana Sarmento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1929212290805774pt_BR
dc.creatorFarias, Arlete Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3649028080018382pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-16T15:13:14Z-
dc.date.available2016-05-09-
dc.date.available2016-05-16T15:13:14Z-
dc.date.issued2013-08-21-
dc.identifier.citationFARIAS, Arlete Rodrigues de. Práticas educativas e a formação do graduando de enfermagem com foco na atenção básica. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1319-
dc.description.abstractThe present study aimed at analyzing the educational activities undertaken by undergraduate students in nursing in primary care in a city of wild Alagoas, being structured in submitting an article for publication and a proposal for intervention. The paper presents aspects regarding the training of nursing undergraduate students for health education in an institution of higher education. This is an descriptive and exploratory investigation, with a quantitative approach. Initially, a documentary research about the Pedagogical Project Course (PPC), menus and program content was made in order to verify, that the health education discipline is included in the curriculum of the nursing program of an educational institution. Data collection occurred from October to December 2012, through semi-structured questionnaire in a sample of census type the group of 125 students in the three periods studied that at the time of the survey were in stage in the Basic Health. The survey results showed that the techniques used were the lectures and individual counseling, especially for groups of adults and the elderly, the scenario mentioned was the waiting room, noting that the educational activities undertaken by the students follow a traditional model. Given what was found was drafted a proposal for intervention, the establishment of a discipline of health education in order to prepare the students for educational activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectNursing educationpt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectPrimary health carept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titlePráticas educativas e a formação do graduando de enfermagem com foco na atenção básicapt_BR
dc.title.alternativeEducational practices and training of nursing undergraduate students focusing on primary carept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo geral analisar as ações educativas realizadas pelos discentes de graduação em enfermagem na atenção básica em um município do agreste alagoano, sendo estruturado com a apresentação de um artigo para publicação e uma proposta de intervenção. O artigo científico apresenta aspectos relativos à formação do graduando de enfermagem para as práticas educativas em saúde em uma instituição de ensino superior. Trata-se de uma investigação do tipo descritiva e exploratória de abordagem quantitativa. Inicialmente foi realizada uma pesquisa documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), ementas e conteúdos programáticos com o intuito de verificar se a disciplina educação em saúde está contemplada na grade curricular do curso de enfermagem de uma instituição de ensino. A coleta de dados ocorreu no período de outubro a dezembro de 2012, por meio de questionário semi estruturado numa amostra do tipo censitária ao grupo de 125 alunos nos três períodos estudados que no momento da pesquisa estavam em estágio nas Unidades Básicas de saúde. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as técnicas mais utilizadas foram as palestras e o aconselhamento individual, principalmente para os grupos de adultos e idosos, que o cenário mais referido foi a sala de espera, ressaltando que as atividades educativas realizadas pelos discentes seguem um modelo tradicional. Diante do que foi encontrado foi elaborada uma proposta de intervenção, a implantação de uma disciplina de educação em saúde no sentido de preparar os discentes para as atividades educativas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRÁTICAS EDUCATIVAS E A FORMAÇÃO DO GRADUANDO DE.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.