00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3808086791815875pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rodarte, Renato Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696478573532280pt_BR
dc.contributor.referee1Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1228138633088698pt_BR
dc.contributor.referee2Pedrosa, Célia Maria Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6769901244041492pt_BR
dc.creatorPimentel, Emanuelle Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0294744060616319pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-19T12:11:49Z-
dc.date.available2016-04-18-
dc.date.available2016-04-19T12:11:49Z-
dc.date.issued2013-08-30-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Emanuelle Cavalcante. Ensino e aprendizagem em estágio supervisionado : estágio integrado em saúde. 2013. 53 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1302-
dc.description.abstractThe health professional training focused on social needs has been configured in profound changes in higher education. Since 2009, the University Center Cesmac - Maceió, AL - Brazil, instituted Stage Integrated in Health, pursuant to the Unified Health System (SUS) and the National Curriculum Guidelines (DCN) for health courses. Accordingly, we evaluate the teaching-learning in supervised training when performed integrating students from different courses in health (Physiotherapy, Nutrition, Nursing, Pharmacy, Dentistry and Biomedicine). The methodological approach was ethnographic case study through participant observation, coupled with semi-structured questionnaire and focus group.Through data triangulation we could notice the importance of interdisciplinary, team work, contribution to vocational training and the role of the Teachers as facilitator in the process of teaching and learning by stimulating critical thinking and decision making. Stage Integrated can be understood as a pedagogical strategy an attempt to overcome the fragmentation of knowledge. Additionally it can serve as a benchmark to the other educational institutions that intend to form health professionals with humanistic profile, capable of acting on integrality of health care and interdisciplinary team. This research produced a booklet: "What you need to know to do" with the step by step to create the stage integrated into health. Finally, it was submitted to the group of teachers involved in the internship and the academic community during Scientific Congress.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação sanitáriapt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectEstágio Clínicopt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem em estágio supervisionado : estágio integrado em saúdept_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning in supervised stage : stage integrated healthpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA formação profissional de saúde voltada para as necessidades sociais vem se configurando em profundas mudanças na educação superior. Nesse sentido, desde 2009, o Centro Universitário Cesmac,Maceió, AL, Brasil, em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da saúde, instituiu o Estágio Integrado em Saúde, integrando os alunos das Clínicas dos Cursos da área de saúde (Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Biomedicina). Com o objetivo de avaliar o processo de ensino-aprendizagem no estágio supervisionado, quando realizado integrando estudantes de diversos cursos na área da saúde, esta pesquisa teve como abordagem o estudo de caso tipo etnográfico, por meio de observação participante, questionário semi-estruturado e grupo focal. Através da triangulação dos dados, pôde-se perceber a importância da interdisciplinaridade, do trabalho em equipe, contribuição para a formação profissional e o papel do docente como facilitador do processo de ensino-aprendizagem, estimulando o senso crítico e a tomada de decisão. O Estágio Integrado pode ser entendido como uma estratégia pedagógica para tentar superar a fragmentação do conhecimento, podendo ser utilizado como um referencial a outras Instituições de Ensino na saúde, que buscam formar profissionais de saúde com perfil humanista, capazes de atuar na integralidade da atenção à saúde e em equipe interdisciplinar. A pesquisa permitiu a elaboração de uma cartilha com um passo a passo para a criação do estágio integrado em saúde coletiva: “o quê você precisa saber para fazer”. Esta foi apresentada ao grupo de docentes envolvidos no estágio e a comunidade acadêmica durante Congresso Científico.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino e aprendizagem em estágio supervisionado : estágio integrado em saúde.pdf3.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.