00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bezerra, Henrique Jorge Simões-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6583137899301373pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791933287778887pt_BR
dc.contributor.referee2Lautert, Síntria Labres-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1825422952986771pt_BR
dc.creatorSilva, Flávia Calheiros da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3701471461438856pt_BR
dc.date.accessioned2016-03-28T18:34:11Z-
dc.date.available2016-03-19-
dc.date.available2016-03-28T18:34:11Z-
dc.date.issued2015-02-06-
dc.identifier.citationSILVA, Flávia Calheiros da. Estratégias utilizadas por professores da escola regular no processo de ensino-aprendizagem de crianças com deficiência visual. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1262-
dc.description.abstractThe knowledge about visual impairment (VI) including the use of appropriate mediation strategies are crucial in the learning process of children with visual disabilities. According to the Vigotskyan point of view, the development of cultural functions of thought and action of these children follow the same laws of development observed in children without VI. This exploratory study, inteded to trace the strategies used by regular school teachers in teaching VI children enrolled in primary schools (public and private) in the metropolitan área of Maceió. Data were obtained through systematic observation and checklist designed to map teaching strategies. Semi-structured interviews were conducted aiming to draw the teachers profile and their conceptions about VI. The results show that teachers have limited knowledge about VI, and lack of training to deal with these children. Itwas also noted and absence of strategies involving planning and appung specific materials and resources to work with VI children. The results of this research have the potential to contribute in the develoment of resources that help teachers in their own assessment about the teaching-learning process VI children.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Criançaspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectInclusive education - Childrenpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectVisual disabilitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleEstratégias utilizadas por professores da escola regular no processo de ensino-aprendizagem de crianças com deficiência visualpt_BR
dc.title.alternativeStrategies used by regular school teachers in the teaching-learning process of children with visual disabilitiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO conhecimento sobre a deficiência visual (DV) e o uso de estratégias mediacionais adequadas são cruciais no processo ensino-aprendizagem de crianças com cegueira ou baixa visão. Do ponto de vista vigotskiano, o desenvolvimento das funções culturais de pensamento e ação destas crianças segue as mesmas leis do desenvolvimento típico das demais. Este estudo, de caráter exploratório, buscou mapear as estratégias utilizadas pelos professores da escola regular no ensino a crianças DV matriculadas em escolas de ensino fundamental, públicas e privadas, da cidade de Maceió e sua região metropolitana. Os dados foram obtidos por meio de observação sistemática, através de um checklist para mapeamento de estratégias docentes; assim como por uma entrevista semiestruturada, cuja finalidade foi traçar o perfil formativo do docente e suas concepções sobre DV. Os resultados apontam pouco conhecimento dos docentes a respeito da DV, falta de capacitação para atuar em sala de aula com crianças deste perfil; e baixa frequência de uso de estratégias que envolvem planejamento e uso de materiais e recursos específicos para o trabalho com crianças DV. Espera-se com os resultados desta pesquisa desenvolver recursos que auxiliem os docentes a avaliarem de forma continuada e específica suas ações no processo ensino-aprendizagem destas crianças DV.pt_BR
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