00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7632501056879630pt_BR
dc.contributor.referee1Lins, Abigail Fregni-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2343020017754006pt_BR
dc.contributor.referee2Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.creatorOliveira, Mariglene Jatobá Vieira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6205350719664600pt_BR
dc.date.accessioned2016-03-07T20:26:35Z-
dc.date.available2016-03-04-
dc.date.available2016-03-07T20:26:35Z-
dc.date.issued2013-04-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mariglene Jatobá Vieira de. Números: o (des)conhecimento docente de uma escola pública. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1226-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the numerical knowledge of five teachers from a Maceió’s public elementary school use of teaching numbers to their students. This research was outlined in a qualitative approach in which case study was adopted. This work took as data base the information expressed in a focal group session, in which, yonder the discussion about the teacher’s numerical knowledge, also was analized the activities done by the students, with the focus on the teachers reflection about their actions in class. To support this work it was used theoretically studies of Shulman (2005), Ponte, Matos & Abrantes (1998), Kamii (1990), Nunes & Bryant (1996) and Pires (2000).The qualitative data analysis denounced the conceptual weakness of numbers from the teachers who participated in the research and, consequently, the difficulty of students numbers understanding. The study also demonstrated that the pedagogical practices of those teachers are still anchored in the school curriculum of classical Mathematics, by being guided in memorization and mechanization of rules, without the appropriation of concepts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimento numérico.pt_BR
dc.subjectCurrículo.pt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectNumerical knowledge.pt_BR
dc.subjectCurriculum.pt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleNúmeros: o (des)conhecimento docente de uma escola públicapt_BR
dc.title.alternativeNumbers: the (not) knowledge of a public school in Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou investigar o conhecimento que cinco professoras dos anos iniciais de Ensino Fundamental de uma escola pública de Maceió acionam, para ensinar números aos alunos. A pesquisa delineou-se em uma abordagem qualitativa, na qual foi adotada a modalidade estudo de caso. O estudo tomou por base as informações manifestadas em uma sessão de grupo focal, na qual, além de serem discutidas questões referentes ao conhecimento numérico das professoras, também foram analisadas atividades realizadas pelos alunos, com o objetivo de fazer as professoras refletirem sobre suas ações nas salas de aula. Para subsidiar teoricamente este trabalho foram utilizados os estudos de Shulman (2005), Ponte, Matos & Abrantes (1998), Kamii (1990), Nunes & Bryant (1996) e Pires (2000). A análise qualitativa dos dados denunciou a fragilidade conceitual sobre números das professoras que participaram da pesquisa e, por consequência, a dificuldade dos alunos em compreender números. O estudo também demonstrou que as práticas pedagógicas das referidas professoras ainda estão ancoradas no currículo do ensino clássico da Matemática, por estarem pautadas na memorização e mecanização de regras, sem a apropriação de conceitos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Números o (des)conhecimento docente de uma escola pública.pdf2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.