00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1221
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo, Elio Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8168423053411248pt_BR
dc.contributor.referee2Serra, Kleber Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763135856142994pt_BR
dc.creatorSantos, Fabiano Rodrigues dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9597485515232674pt_BR
dc.date.accessioned2016-03-04T21:36:18Z-
dc.date.available2016-03-03-
dc.date.available2016-03-04T21:36:18Z-
dc.date.issued2013-04-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Fabiano Rodrigues dos. ENEM e os livros didáticos de física: uma abordagem de energia e suas transformações. 2013. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1221-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the National High School Examination (NHSE) and Physics Textbooks (PT), approved by the National Textbook (NT/2012), before object relations knowledge Energy and its transformations in the set of skills contained in the Supplemental Educational Guidance Parameters National Curriculum (PCN+). To understand these relationships, we started with the documentary analysis, which thus provided the theoretical foundation of this research through the official documents that structure the reform of secondary education in Brazil, in the area of Science / Physics and NHSE, and the author’s area dealing with the issue. In this work we seek to understand how the Energy and its transformations are contextualized in evidence NHSE, the National Curriculum of Secondary Education (NCSE) and PCN+, the skills required by the exam and set of skills in Physics. With that, we categorized the issues that emphasize the theme of Energy and its transformations in all competitions NHSE, commenting on them and relating skills. And after the contextualization of Energy and its transformations, performed according to the skill set of the PCN+ Physics, analyze the contributions of the proposed PT ahead NHSE. However, the results of this study show 40% of PT with a LOW approach with NHSE, indicating that there is a need to reformulate the approaches of knowledge objects contained in the PT to meet NHSE and adoption by the NT/2012, criteria evaluation of these books with closer examination.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectENEM.pt_BR
dc.subjectLivros Didáticos de Física.pt_BR
dc.subjectEnergia e suas transformações.pt_BR
dc.subjectNHSE.pt_BR
dc.subjectPhysics Textbooks.pt_BR
dc.subjectEnergy and its transformations.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleENEM e os livros didáticos de física: uma abordagem de energia e suas transformaçõespt_BR
dc.title.alternativeNHSE and physics textbooks: energy and its transformationspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de analisar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e os Livros Didáticos de Física (LDF), aprovados pelo Plano Nacional de Livros Didáticos (PNLD/2012), diante das relações do objeto de conhecimento Energia e suas transformações no conjunto de competências contidas nas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Para compreender essas relações, partiu-se da análise documental, que forneceu, assim, a fundamentação teórica desta pesquisa através dos documentos oficiais que estruturam a reforma do Ensino Médio no Brasil, na área de Ciências/Física e no ENEM, além de autores da área que tratam do tema. Na realização deste trabalho buscamos entender como a Energia e suas transformações estão sendo contextualizadas nas provas do ENEM, nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e nos PCN+, mediante as habilidades requisitadas pelo exame e o conjunto de competências de Física. Com isso, foram categorizadas as questões que enfatizam a temática de Energia e suas transformações em todas as provas do ENEM, comentando-as e relacionando suas habilidades. E, após a contextualização de Energia e suas transformações, realizadas de acordo com o conjunto de competências de Física do PCN+, analisar as contribuições dos LDF frente à proposta do ENEM. Contudo, os resultados obtidos neste trabalho mostram 40% dos LDF com uma FRACA aproximação com o ENEM, indicando que há necessidade de reformulação nas abordagens dos objetos de conhecimento contidos nos LDF para atender ao ENEM e uma adoção, por parte do PNLD, de critérios de avaliação desses livros com maior aproximação ao exame.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENEM e os livros didáticos de física_uma abordagem de energia e suas transformações .pdf3.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.