Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1169
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Os cursos de graduação em enfermagem de Maceió/AL: um olhar complexo sobre os projetos pedagógicos
Other Titles: The courses graduate in nursing in Maceió/AL: a complex look about the pedagogical projects
metadata.dc.creator: Anjos, Danielly Santos dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Rozendo, Célia Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Josicélia Dumêt
metadata.dc.contributor.referee2: Vilela, Rosana Quintela Brandão
metadata.dc.description.resumo: O presente processo investigativo tem como objeto de estudo a organização dos Projetos Pedagógicos (PP) dos Cursos de Graduação em Enfermagem de Maceió/AL. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritiva que segue uma perspectiva complexa na educação e adotou a análise documental como técnica para tratamento e produção das informações. Utilizou-se como fontes primárias os PP dos seis cursos de graduação em enfermagem de Maceió/AL e para a coleta dos dados construiu-se um instrumento a partir dos marcos que compõe um PP e seus elementos constituintes. A pré-análise das informações produzidas se deu a partir da elaboração de quadros e sínteses e em seguida pela análise das três categorias e oito subcategorias identificadas a partir dos PP estudados. Foi possível constatar, a partir da análise dos PP, que os cursos de graduação em enfermagem estão vivenciando uma fase de transição de uma perspectiva liberal para uma perspectiva progressista. De um modo geral, os inicialmente, as DCNEnf e adotando teorias, metodologias e estratégias de ensino aprendizagem ativas, dinâmicas e formativas, mesmo estruturando seus currículos em disciplinas. Contudo, o conflito de concepções que ora se direcionam para modelos libertadores e ora para conservadores revelam que não tem sido tarefa fácil organizar um PP numa perspectiva inovadora. A análise se delineou a partir da idéia dos operadores/princípios de complexidade e do tetragrama organizacional, o que possibilitou uma reflexão em direção a construção de PP complexos, apesar de não ter identificado neste estudo PP que caminhassem por essa direção. Com o resultado deste estudo, espera-se oferecer aos cursos de enfermagem um subsídio para a discussão sobre a organização dos PP de forma a contribuir com uma sociedade mais humana, solidária, crítica, reflexiva, comprometida socialmente e com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, enfim complexa.
Abstract: This investigative process has as its object of study the organization of the Pedagogical Projects (PP) of the Undergraduate Nursing from Maceió/AL. This is a survey with a qualitative approach type exploratory-descriptive that follows a complex perspective of education and adopted the document analysis as a technique for processing data and production of information. Was used as primary sources the PP of the six courses of graduation in Nursing from Maceió/AL and data collection instrument was constructed from the landmarks that makes up the PP and its constituent elements. Pre-analysis of the information produced was given from the drafting tables and summaries, and then the analysis of the three categories and eight subcategories identified from the PP studied. Was possible to see, from the analysis of the PP, which under graduate courses in nursing are experiencing a transition from a liberal perspective to a progressive perspective. In general, the courses have sought to break with the traditional Cartesian model, adhering initially DCNEnf and adopting the theories, methods and strategies of teaching-learning in an active way, dynamic and formative even structuring their curricula in disciplines. However, the conflict of concepts which sometimes are directed to liberators models and another for conservatives show that has not been an easy task to organize a PP in a new perspective. The analysis outlined from the idea of operators/principles of complexity and organizational tetragrammaton, which allowed a reflection towards the construction of complex PP, despite not having identified PP in this study that walked for that direction. With the result of this study, it is expected to offer nursing courses subsidy to the discussion on the organization of PP in order to contribute with a more humane society, supportive, critical, reflective, socially committed and with the principles and guidelines of the National Health System, finally complex.
Keywords: Enfermagem
Currículo
Educação e Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Projetos Pedagógicos
Nursing
Curriculum
Education and Nursing
Graduate Nursing Programs
Pedagogical Projects
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citation: ANJOS, Danielly Santos dos. Os cursos de graduação em enfermagem de Maceió/AL: um olhar complexo sobre os projetos pedagógicos. 2013. 143 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem e Farmácia, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/1169
Issue Date: 6-Mar-2013
Appears in Collections:ESENFAR - Escola de Enfermagem e Farmácia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.