00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1158
Tipo: Dissertação
Título: O tutorial (Mentoring) na formação do enfermeiro
Título(s) alternativo(s): The tutorial (Mentoring) in nursing education
Autor(es): Rodrigues, Ana Paula Rebelo Aquino
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rodarte, Renato Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Pedrosa, Célia Maria Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Swarowsky, Graciliana Elise
Resumo: Atualmente muitos cursos de enfermagem vêm buscando alternativas pedagógicas inovadoras que possam consolidar uma formação mais coerente com o perfil profissional desejado para o cotidiano dos serviços de saúde. Uma das alternativas adotadas pelas escolas de enfermagem do país é a metodologia conhecida como Tutorial. O objetivo deste estudo foi demostrar o uso do tutorial como metodologia de aprendizagem para a formação em enfermagem, verificar a satisfação do aluno em relação a sua utilização e identificar o papel da metodologia do tutorial na construção da postura crítica do aluno em relação à realidade do setor saúde. Sendo o tutorial uma metodologia centrada no aluno e onde o professor tem o papel de orientá-lo no crescimento de sua carreira profissional e pessoal, partiu-se da hipótese de que o tutorial promove uma aprendizagem significativa, que estimula o processo de aprendizagem e a capacidade do aluno para intervir na realidade do Sistema de Saúde onde está inserido. Tratou-se de um Estudo de caso com abordagem metodológica quantitativa e qualitativa (método misto). Os sujeitos desta pesquisa foram os alunos do segundo e quinto ano do curso de bacharelado em enfermagem da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado e uma situação-problema para o aluno analisar e narrar a sua intervenção. As respostas das questões foram analisadas pelo teste não paramétrico de Kruskal Wallis com intervalo de confiança de 95% (p≤0,05) e a situação problema foi analisada através da análise de conteúdo. Os resultados de ambas as análises permitem concluir que a metodologia do tutorial tem o potencial para promover o desenvolvimento de uma capacidade mais crítica e reflexiva do aluno. No entanto, é possível sugerir que com a suspensão do monitoramento devido às mudanças de disciplinas, ou com o acúmulo de atividades ao longo do curso, os alunos parecem entrar em processo de desinteresse, pois sabem o que tem que ser feito, contudo não aprofundam e não parecem transpor para a realidade.
Abstract: Nowadays several nursing courses are seeking innovative pedagogical alternatives that can consolidate an education which is more coherent with the desired professional profile for everyday life in health services. One of the alternatives adopted by nursing schools in the country is the methodology known as Tutorial. The aim of this study was to demonstrate the use of the tutorial as learning methodology for nursing education, verify student satisfaction regarding its use and identify the role of tutorial methodology on the construction of student’s critical stance in relation to the reality of health sector. As the tutorial is a student centered methodology where the teacher’s role is to guide them on the development of their professional career and personal life, the study has begun on the hypothesis that the tutorial leads to a meaningful learning, which stimulates the learning process and the student ability to meddle in the reality of the health system in which they are inserted. This was a case study with quantitative and qualitative methodological approach (mixed method). The research’s subjects were students of the second and fifth year of the nursing school at the University of Health Sciences of Alagoas. Data were collected using a structured questionnaire and a problem situation for the student to analyze and narrate their intervention. The answers to the questions were analyzed by Kruskal Wallis non-parametric test with a confidence interval of 95 % (p≤ 0.05) and the problem situation was investigated using content analysis. The results of both analyzes showed that the methodology of the tutorial has the potential to promote the development of a more critical and reflective capacity of the student. However, it is possible to suggest that with the suspension of monitoring due to changes of subjects, or the accumulation of activities throughout the course, students appear to be in process of disengagement, because although they know what must be done, they do not deepen and do not seem to translate into reality.
Palavras-chave: Tutorial
Metodologias
Aprendizagem
Methodologies
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/1158
Data do documento: 10-abr-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O tutorial (Mentoring) na formação do enfermeiro.pdf2.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.