00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1118
Tipo: Dissertação
Título: Cidadania e educação ambiental na interpretação do docente de educação fundamental do município de Maceió, Alagoas.
Título(s) alternativo(s): Citizenship and environmental education in the interpretation of the basic education teacher of the municipality of Maceió, Alagoas.
Autor(es): Ayres, Fernando Guilherme Silva
Primeiro Orientador: Bastos Filho, Jenner Barretto
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Montenegro, Sineide Correia Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Alexandre José Gonçalves de
Resumo: O presente trabalho desenvolve-se a partir de uma pesquisa qualitativa realizada com 28 professores/as, de várias disciplinas, e 4 coordenadoras de 4 escolas públicas do município de Maceió (AL). Tem por objetivo analisar tanto as atividades educativas percebidas pelos docentes do Ensino Público Fundamental, enquanto Educação Ambiental, bem como identificar e caracterizar a interpretação conceitual dada pelos mesmos a termos-chave recorrentes na discussão educacional ambientalista atual, ou seja, Meio Ambiente, Cidadania, Cidadania Ecológica ou Ecocidadania e mesmo Educação Ambiental. Constata-se a falta de participação interdisciplinar e orientadora nas escolas, inclusive por parte dos órgãos que, ao menos em tese, deveriam desenvolver ações de estímulo para a Educação Ambiental Municipal (no caso de Maceió, o CREAMB, completamente desconhecido pela maioria dos professores entrevistados). Esta é uma das razões precípuas pelas quais a presente prática é ingênua. As atividades de Educação Ambiental continuam sendo desenvolvidas de maneira precária nas escolas, dependendo quase sempre de ações isoladas e ocasionais, mesmo que carregadas de boa vontade e interesse dos participantes. Mantêm-se uma Educação Ambiental que valoriza a interpretação conservacionista (centrada na questão da preservação da natureza ), simplista ou reducionista (que não aprofunda as complexas inter-relações políticas, sociais e econômicas relacionadas com a discussão da Educação Ambiental) e/ou que permanece padronizada em visões tradicionalistas, fechadas no arcabouço teórico, de disciplinas específicas (que incluem a ecologia em seu currículo). Tais práticas tem se mostrado, até o momento, insuficientes per si para o exercício de uma educação conscientizadora, voltada para a construção do Cidadão Ecologicamente Participativo. Deste modo, um importante resultado deste trabalho é apontar em prol da necessidade de uma prática conseqüente de Educação Ambiental que não pode dispensar de uma base teórica mínima concebida à luz de pensadores seminais de diversas.
Abstract: In the present work we develop a qualitative research involving 28 teachers, of several disciplines and 4 supervisors, respectively belonging to 4 public schools of Maceió City (AL). The objective of our research consists of analyzing the educative activities perceived by the teachers of Basic Public Education with respect to Environmental Education. We intend to identify and to characterize the interpretations given by them on central concepts appearing in the discussion of the theme such as Environment, Citizenship, Ecological Citizenship or Ecocitizenship and Environmental Education. As a result of our research we observe in these schools a severe lack of interdisciplinary approach and a lack of supervision, including those starting from the official institutions, meanly CREAMB in Maceio City, which are, surprisingly, completely unknown. This is one of the chief reasons by which the habitual practice of environmental education is completely naïve. Consequently, this habitual practice is centered on merely spontaneous insights of insufficiently prepared teachers, which are not accompanied of on firm theoretical basis. In this context the naïve conservationism approach is emphasized instead of a critical discussion involving the complex interrelationships between Nature and Society. The habitual approach of environmental education is reductionist, naïve, and centered merely upon environment conservation, which is an insufficient approach in order to offer a good conception on Eco-citizenship. One important result of our thesis consists of appointing the necessity of providing a critical approach of environmental education theoretically founded on seminal thinkers of all the cultures.
Palavras-chave: Educação ambiental
Cidadania
Meio ambiente
Ecocidadania
Environmental education
Citizenship
Environment
Eco-citizenship
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Desenvolvimento sustentável Regional
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Citação: AYRES, Fernando Guilherme Silva. Cidadania e educação ambiental na interpretação do docente de educação fundamental do município de Maceió, Alagoas. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/1118
Data do documento: 22-set-2007
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.