00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9949
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fotografia profissional e a prospecção de turistas que visitam Maceió: uma análise de conteúdo
Título(s) alternativo(s): Professional photography and prospecting for tourists visiting Maceió: a content analysis
Autor(es): Araujo, Thayná Ramos de
Primeiro Orientador: Costa, Carlos Everaldo Silva da
metadata.dc.contributor.referee1: Monte, Madson Bruno da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Milka Alves Correia
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Valdemir da
Resumo: O objetivo do estudo é utilizar a Análise de Conteúdo, para orientar fotógrafas na prospecção de turistas que visitam Maceió. Essa necessidade surgiu com o interesse de conhecer um pouco mais sobre os aspectos vinculados ao turismo em Maceió veiculados pelos atores Estado (governo de Alagoas) e Mercado (empresas - sites e portais - voltadas ao turismo). Para isso, o estudo qualitativo, teve sua ontologia idealista (para considerar o fenômeno em questão), epistemologia subjetivista (realidade considerada a partir do olhar de quem pesquisa) e como método, a Análise de Conteúdo (AC), em suas três etapas sequenciais: pré-análise; exploração do material; e tratamento dos resultados e interpretação. Esta AC, foi do tipo grade aberta (quando não pré-estabelece categorias), focada nas unidades de registro que emergiram das reportagens coletadas, ou seja, foi um estudo de base documental. As notícias foram coletadas entre 30/07/2020 e 15/03/2021 e veiculadas entre 20/01/2020 e 15/02/2021. O total de documentos que compuseram o corpus foi de 45 arquivos. E como considerações, das reportagens, os aspectos que emergiram como importantes a considerar por uma profissional de fotografia que atua no segmento Casais e Famílias, foram: i) bairros; ii) praias; iii) agências de turismo; iv) hoteis; v) bares e restaurantes; e vi) artesanato.
Abstract: The objective of the study is to use Content Analysis, to guide women photographers, in prospecting tourists visiting Maceió. This need arose out of the interest in knowing a little more about the aspects related to tourism in Maceió conveyed by the actors State (government of Alagoas) and Market (companies - websites and portals - dedicated to tourism). For this, the qualitative study had its idealist ontology (to consider the phenomenon in question), subjectivist epistemology (reality considered from the perspective of those who research) and as a method Content Analysis (CA) in its three sequential steps: pre-analysis; exploration of the material; and treatment of results and interpretation. This CA was of the open grid type (when it does not pre-establish categories), focused on the registration units that emerged from the collected reports, that is, it was a document-based study. The news was collected between 07/30/2020 and 03/15/2021 and published between 01/20/2020 and 02/15/2021. The total number of documents that made up the corpus was 45 files. And as considerations, from the reports, the aspects that emerged as important to consider by a photography professional who works in the Couples and Families segment were: i) neighborhoods; ii) beaches; iii) tourism agencies; iv) hotels; v) pubs and restaurants; and vi) crafts.
Palavras-chave: Análise de conteúdo (Comunicação)
Metodologia quantitativa
Fotografia
Turismo - Maceió (AL)
Content analysis
Qualitative methodology
Photography
Tourism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração
Citação: ARAÚJO, Thayná Ramos de. Fotografia profissional e a prospecção de turistas que visitam Maceió: uma análise de conteúdo. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Curso de Administração, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9949
Data do documento: 13-jul-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fotografia profissional e a prospecção de turistas que visitam Maceió: uma análise de conteúdo.pdf622.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.