00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FANUT - FACULDADE DE NUTRIÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FANUT Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - NUTRIÇÃO - FANUT
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alimentação escolar: análise do cardápio e do grau de processamento dos alimentos das escolas de ensino fundamental integral de Maceió-AL
Autor(es): Araújo, Julliany Regina da Silva
Primeiro Orientador: Brandão, Thaysa Barbosa Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Padilha, Bruna Merten
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Ana Paula de Bulhões
Resumo: Considerando a diminuição do consumo de alimentos in natura e o elevado consumo de alimentos ultraprocessados entre o público escolar e o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, elaborou-se a presente dissertação, a qual está estruturada em revisão da literatura e artigo científico. A revisão da literatura, discorre sobre a alimentação escolar na infância, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, a alimentação adequada e saudável e a NOVA classificação dos alimentos. O artigo científico é intitulado “Alimentação escolar: análise do cardápio e do grau de processamento dos alimentos das escolas de ensino fundamental de Maceió-AL” e tem o objetivo de analisar a alimentação no contexto das escolas de ensino fundamental da rede pública de Maceió, a partir da avaliação da composição nutricional e da contribuição calórica dos macronutrientes e sódio, conforme grau de processamento dos alimentos. As preparações foram analisadas quanto ao uso de alimentos/ingredientes processados e ultraprocessados, a partir da classificação NOVA, que classifica os alimentos em quatro grupos: Grupo 1 – In natura ou minimamente processados; Grupo 2 – ingredientes culinários processados; Grupo 3– processados; e Grupo 4 - ultraprocessados. A composição nutricional dos cardápios foi avaliada, através das Fichas Técnicas de Preparação, estimando-se calorias, macronutrientes e sódio. Foi calculado o quanto proporcionalmente esses alimentos representam a contribuição de ultraprocessados, em relação à oferta calórica, macronutrientes e sódio. Os resultados obtidos evidenciaram que há predomínio da oferta de alimentos in natura ou minimamente processados, em detrimento de alimentos ultraprocessados. Porém, nos dias em que foram ofertados alimentos desse grupo, foi significativo o aumento da energia, carboidratos e lipídeos. A oferta de sódio foi proveniente principalmente do grupo de ingredientes culinários e não ultrapassou o limite recomendado pelo programa, sendo isso considerado um fator positivo para garantir uma alimentação saudável. Contudo para oferta calórica, carboidratos e lipídeos não atingiram o recomendado para suprir 70% das necessidades diárias. Em vista disso, concluímos a necessidade da adequação da oferta calórica, de carboidratos e lipídios, onde pode ser realizada através do aumento do porcionamento das refeições e cumprimento das fichas técnicas de preparo.
Abstract: Considering the decrease in the consumption of fresh foods and the high consumption of ultra- rocessed foods among schoolchildren and the development of non-communicable chronic diseases, this dissertation was prepared, which is structured in a literature review and scientific article. The literature review discusses school feeding in childhood, the National School Feeding Program, adequate and healthy nutrition and the NEW food classification. The scientific article is entitled "School food: analysis of the menu and the degree of food processing in elementary schools in Maceió-AL" and aims to analyze food in the context of public elementary schools in Maceió, from the evaluation of the nutritional composition and the caloric contribution of macronutrients and sodium, according to the degree of food processing. The preparations were analyzed regarding the use of processed and ultra-processed foods/ingredients, based on the NEW classification, which classifies foods into four groups: Group 1 – In natura or minimally processed; Group 2 – processed culinary ingredients; Group 3 – processed; and Group 4 - ultra-processed. The nutritional composition of the menus was evaluated through the Technical Preparation Sheets, estimating calories, macronutrients and sodium. It was calculated how proportionally these foods represent the contribution of ultra-processed foods, in relation to the caloric, macronutrients and sodium offer. The results obtained showed that there is a predominance of the supply of fresh or minimally processed foods, to the detriment of ultra-processed foods. However, on the days when foods from this group were offered, there was a significant increase in energy, carbohydrates and lipids. The sodium offer came mainly from the group of culinary ingredients and did not exceed the limit recommended by the program, which is considered a positive factor to ensure a healthy diet. However, for caloric supply, carbohydrates and lipids did not reach what is recommended to supply 70% of daily needs. In view of this, we conclude that there is a need to adjust the supply of calories, carbohydrates and lipids, which can be done by increasing the portioning of meals and complying with the technical preparation sheets.
Palavras-chave: Alimentação escolar
Alimentos ultraprocessados - Escolas
Alimentação adequada - Crianças
Composição nutricional - Escolas
Alimentos in natura - Escolas
Ultra-processed foods
Eating habits
Nutritional composition
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Nutrição
Citação: ARAÚJO, Julliany Regina da Silva. Alimentação escolar: análise do cardápio e do grau de processamento dos alimentos das escolas de ensino fundamental integral de Maceió-AL. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Faculdade de Nutrição, Curso de Nutrição, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9589
Data do documento: 5-jul-2021
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