00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9412
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Nível de atividade física, bem estar, humor e rendimento acadêmico em universitários de licenciatura em Educação Física de uma instituição de nível superior em Alagoas
Autor(es): Silva, Ana Luiza Barbosa Vieira da
Primeiro Orientador: Caetano, Antonio Filipe Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Toscano, José Jean de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Menezes, Enaiane Cristina
Resumo: Além dos ganhos de conhecimento e formação profissional, o ingresso à Universidade para os discentes proporciona diversas alterações no comportamento e estilo de vida que impactam nos parâmetros de saúde desta população. O objetivo deste trabalho é verificar o nível de atividade física, bem estar, humor e rendimento acadêmico em universitários de uma instituição de nível superior de Alagoas. Este estudo de caráter quantitativo, observacional e corte prospectivo contou com a amostra de 19 estudantes de Licenciatura em Educação Física, sendo 14 do sexo masculino e 5 do sexo feminino, com idade de 16±17 anos. A coleta foi realizada em dois momentos diferentes, o primeiro em Agosto/2019 e o segundo em Dezembro/2019, sendo dois períodos distintos segundo o Calendário Acadêmico da instituição. Para isso, foram utilizados: a) Informações sobre o Perfil Geral dos Estudantes: Questionário Perfil Social e Saúde b) Nível de Atividade Física: Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ); c) Bem Estar: Questionário do Perfil de Estilo de Vida e Saúde (PEVI); d) Nível de Humor: Profile of Moods States (POMS). Os resultados encontrados indicam que, segundo o IPAQ, o grupo é classificado como Muito Ativo em ambas coletas (57,89% e 47,37%) em sua maioria. Já no Bem Estar o grupo foi especificado como Regular Bem Estar, tendo seu pior resultado na dimensão Nutrição com 1,30 e 1,33 de média no score, e o melhor resultado em Atividade Física com 2,05 e 2,08. No Nível de Humor, os maiores scores foram encontrados nas dimensões Vigor e Atividade (12,32 e 12,26), sendo considerado um resultado positivo e em Tensão e Ansiedade (8,79 e 9,68), com resultado mediano. No rendimento acadêmico, os estudantes se encontravam acima da média (100%), já na segunda coleta houve uma queda para 73,64% na mesma classificação. Com isso, podemos concluir que a população se encontra de regular a bons níveis nas variáveis estudadas
Abstract: Besides the knowledge gain and professional training, admission to the University by students provides several changes in behavior and lifestyle that impact the health parameters of this population. The objective of this work is to verify the levels of physical activity, well-being, humor and academic performance in university students from a higher education institution at Alagoas. Moreover, this quantitative, observational and cross-sectional study has a population of 19 undergraduate students in Physical Education, 14 of whom were male and 5 female, with an average age of 16±17 years. Hence, we used: (i) Information on the General Profile of Students: Questionnaire Social Profile and Health; (ii) Level of Physical Activity: International Physical Activity Questionnaire (IPAQ); (iii) Welfare: Lifestyle and Health Profile Questionnaire (PEVI); and (iv) Mood Level: Profile of Moods States (POMS). Our results indicate that, according to the IPAQ, the group is classified as Very Active in both collections (57.89% and 47.37%) in the majority. In the Bem Estar classification, the group was specified as Regular Well-Being, having its worst result in the Nutrition dimension, with 1.30 and 1.33 average score, and the best result in Physical Activity, with 2.05 and 2.08. In the Mood Level, the highest scores were found in the Stamina and Activity dimensions (12.32 and 12.26), being considered a positive result, and in Tension and Anxiety (8.79 and 9.68). Considering academic performance, all students were above average, in the second collection there was a drop to 73.64% in the same classification. Finally, we can conclude that the population can be classified from regular to good levels in the studied variables.
Palavras-chave: Atividade física
Bem-estar
Humor
Desempenho acadêmico
Estudantes universitários
Educação física
Physical activity
Welfare
Academic performance
University students
Physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: SILVA, Ana Luiza Barbosa Vieira da. Nível de atividade física, bem estar, humor e rendimento acadêmico em universitários de licenciatura em Educação Física de uma instituição de nível superior em Alagoas. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9412
Data do documento: 27-jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.