Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9329
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As contribuições da geografia na construção do debate sobre gênero e sexualidade na escola |
Título(s) alternativo(s): | Los aportes de la geografía en la construcción del debate sobre género y sexulidad |
Autor(es): | Silva Neto, Amaurílio Monteiro da |
Primeiro Orientador: | Santos, Cirlene Jeane Santos e |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Everson de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Veigas, Maria Ester Ferreira da Silva |
Resumo: | O trabalho em questão busca fazer uma discussão sobre as políticas públicas voltadas para a educação sexual e de gênero na escola, uma vez que esse assunto se tornou ponto de conflito na sociedade brasileira recentemente com o avanço do conversadoríssimo. O intuito é descrever o cenário de violência que é submetida o público LGBT, identificando a importância de a educação sexual nas escolas afim sanar essa realidade e debater como a geografia pode contribuir nesse processo. Assim, para viabilizar o teste da hipótese, realizou-se uma pesquisa de finalidade básica estratégica, com objetivos descritivo e exploratório, sobre o método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e realizada com procedimentos bibliográficos e documentos oficiais. A pesquisa mostrou dados alarmantes de violências contra a população lgbtqia+, descrevendo como a conduta negligente do estado durantes anos com o atraso na implementação de políticas públicas adequadas na escola contribuiu sistematicamente para esse processo, agravado pelo período de retrocesso que vivemos no país com a escalada de grupos de extrema direita ao poder. A finalidade é que por meios de ações eficientes e com a contribuição da geografia e do professor, possamos criar para além dos espaços de resistência, um espaço escolar que emancipe o sujeito que a frequenta, como objetivo de oferecer a ele a vida plena, os sonhos mais variados, o direito de ser e ter e a oportunidade viver uma busca plena de sua sexualidade. |
Abstract: | El trabajo sobre el tema busca discutir políticas públicas orientadas a la educación de género y sexo en las escuelas, ya que este tema se ha convertido recientemente en un punto de conflito en la sociedad brasileña como un avance muy conversacional. O sospecho y no creo que uma escena de violencia sumisa o pública LGBT, identificar la importancia de la educación sexual en las escuelas para remediar esta realidad y debatir sobre geografía puede contribuir a este proceso. Aún así, para posibilitar o contrastar la hipótesis, se realizó una investigación de propósito estratégico básico, con objetivos descriptivos y exploratorios, en el método hipotético-descriptivo, con un enfoque cualitativo y realizado con procedimentos bibliográficos y documentos oficiales. Una investigación arrojó hechos alarmantes de violência contra la población lgbtqia+, revelando cómo la conducta negligente del Estado retrasó durante años la implementación de políticas públicas adecuadas en las escuelas, contribuyó sistemáticamente a este proceso, agravado por el período de regresión que vivimos en ningún país con una escalada de grupos de extrema franqueza o poder. Al fin y al cabo, mediante acciones eficientes y con el aporte de la geografía y el docente, podemos crear dos espacios de resistencia el uno para el otro, un espacio escolar que emancipa o sujetos que muchas veces, como objetivo de oferta, tienen una vida plena, son más variada, o directa porque es uma oportunidad para vivir una búsqueda completa de su sexualidad. |
Palavras-chave: | Geografia Cidadania Políticas públicas Violência Educação sexual Ciudadanía Educación Educación sexual |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia |
Citação: | SILVA NETO, Amaurílio Monteiro da. As contribuições da geografia na construção do debate sobre gênero e sexualidade na escola. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9329 |
Data do documento: | 26-fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As contribuições da geografia na construção do debate sobre gênero e sexualidade na escola.pdf | 657.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.