00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9276
Tipo: Dissertação
Título: Produção e validação de um vídeo para ensinar a aplicação do inventário portage operacionalizado
Título(s) alternativo(s): Production and validation of a video to teach the implementation of the Inventário Portage Operacionalizado
Autor(es): Santos, Jackeline Joyce de Santana
Primeiro Orientador: Ribeiro, Daniela Mendonça
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Leonardo Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Romariz da Silva
Resumo: Uma das primeiras etapas de uma intervenção baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é a avaliação de seu repertório comportamental. As informações obtidas por meio da avaliação do comportamento são a base para o planejamento de uma intervenção. Uma vasta corrente da literatura tem se ocupado em capacitar pais, cuidadores e profissionais a conduzir avaliações de preferências e o método de ensino por tentativa discreta. No entanto, são poucos os estudos que ensinaram a implementação de algum método ou instrumento de avaliação comportamental. O objetivo deste estudo foi produzir e validar um vídeo para ensinar a aplicação do Inventário Portage Operacionalizado (IPO). Para isso, foram conduzidos dois estudos, sendo que o primeiro consistiu em uma revisão sistemática da literatura acerca do ensino da aplicação de métodos de avaliação do comportamento. Oito estudos que ensinaram a aplicação de métodos de avaliação foram encontrados, sendo que o método mais frequentemente ensinado foi a avaliação funcional do comportamento. O segundo estudo consistiu na produção e na validação de um vídeo para ensinar a aplicação do IPO. O vídeo foi produzido de modo a demonstrar e a exemplificar 17 passos, os quais foram identificados por meio de uma análise de tarefas como sendo necessários para uma aplicação correta e completa do IPO. O processo de validação envolveu a análise do vídeo por seis avaliadoras, sendo que quatro tinham experiência com a aplicação do IPO e duas não tinham. De maneira geral, elas indicaram que, dentre os 17 passos, sete não estavam satisfatoriamente descritos e exemplificados e três passos não estavam satisfatoriamente exemplificados no vídeo. Além disso, elas sugeriram alterações para explicitar a apresentação das informações. Considerando que a análise das avaliadoras indicou a necessidade de alterações substanciais no vídeo, ele será revisado de acordo com as suas sugestões. Além disso, considerando que o relato das avaliadoras não é suficiente para atestar a efetividade do vídeo, faz-se necessário verificar se a exposição a ele levará a uma aplicação correta dos passos do IPO.
Abstract: One of the first stages of an intervention based on Applied Behavior Analysis (ABA) for people with autism spectrum disorder (ASD) is the assessment of their behavioral repertoire. Information obtained through behavioral assessment is the basis for planning an intervention. There is a vast literature on teaching parents, caregivers and professionals to conduct preference assessments and discrete trial training. However, only a few studies have taught the implementation of any behavioral assessment method or instrument. The purpose of the current study was to produce and access the validity of a video to teach the implementation of the Inventário Portage Operacionalizado (IPO). We conducted two studies. In the first study, we conducted a systematic review of the literature on teaching the implementation of behavioral assessment methods. Eight studies that taught the implementation of behavioral assessment methods were found, and the most frequent method taught by them was the functional analysis of behavior. In the second study, initially, a task analysis was carried out to identify the necessary steps to a correct implementation of the IPO. Then, we produced a video containing a written description of each one of the 17 steps identified through the task analysis. The description of all the steps was followed by a depiction of an assessment. The video was submitted to six professionals, four with experience in the application of the IPO and two without experience with the IPO. In general, they indicated that seven out of the 17 steps were not satisfactorily described and exemplified and three steps were not satisfactorily exemplified in the video. They also suggested modifications to improve the comprehensibility of the information presented in the video. Considering that the professionals’ analysis indicated that substantial modifications are necessary, the video will be revised according to their suggestions. Also, considering that report of the professionals is not enough to prove the effectiveness of the video, it is necessary to evaluate its effects on the implementation of the IPO.
Palavras-chave: Análise do Comportamento Aplicada
Transtorno do Espectro Autista
Videomodelação
Inventário Portage Operacionalizado
Avaliação comportamental
Applied Behavior Analysis
Autism Spectrum Disorder
Video Modeling
Behavioral Assessment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Jackeline Joyce de Santana. Produção e validação de um vídeo para ensinar a aplicação do inventário portage operacionalizado. 2022. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9276
Data do documento: 22-fev-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produção e validação de um vídeo para ensinar a aplicação do inventário portage operacionalizado.pdf1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.