00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Escola de Governo Germano Santos: reflexões acerca da formação do servidor público estadual em Alagoas
Título(s) alternativo(s): School of government Germano Santos : reflections on the formation of public server state in Alagoas
Autor(es): Ferreira, Ana Karla Cavalcante
Primeiro Orientador: Cêa, Georgia Sobreira dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Sandra Regina Paz da
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira , Ramon de
Resumo: O trabalho reflete acerca da formação que os servidores públicos estaduais receberam da Escola de Governo Germano Santos (EGGS) no período de 2000 a 2010, período que corresponde a duas gestões de governo no Estado. Com o estudo, objetiva-se analisar a formação do servidor público estadual capacitado pela EGGS e, dessa forma, compreender o papel que vem sendo desempenhado pela EGGS na formação dos quadros para atuação na estrutura do Estado alagoano, considerando para tal o período de 2000 a 2010. Assim, discutiu-se os aspectos do Estado brasileiro e o papel dos servidores públicos nesse processo, analisou-se a constituição das principais Escolas de Governo no mundo e no Brasil e qual o papel desta no Estado e fez-se uma reflexão sobre a articulação entre a ação da EGGS e a reconfiguração do Estado em Alagoas, considerando as gestões de governo no período da pesquisa. Para tanto, a pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e valeu-se de pesquisa bibliográfica e documental. Foram consultadas teses, dissertações e artigos referentes à temática, além de documentos jurídicos (leis, decretos federais e estaduais) e revistas específicas sobre o assunto. A pesquisa documental buscou compreender o fenômeno a partir de documentos impressos que forneceram as informações necessárias sobre as práticas da Escola de Governo, como listas de frequência, atas, depoimentos, relatórios, boletins, etc. Os dados coletados indicaram que a EGGS ofertou no período investigado (2000-2010) 376 (trezentos e setenta e seis) ações de qualificação, atingindo 7082 (sete mil e oitenta e dois) servidores públicos. Tais ações caracterizam uma educação continuada fragmentada, utilitarista, de curta duração e com características técnicas específicas de um determinado campo do conhecimento. Por consequência, a educação ofertada pela Escola ao servidor público estadual impossibilitou o avanço de uma consciência crítica dos participantes de suas atividades.
Abstract: This essay is a reflection on the training that state public servants received from the School of Government Germano Santos (EGGS) in the period from 2000 to 2010, a period that corresponds to two terms of government in the state. With this study, we aim to analyze the formation of the state public servants trained by EGGS and thus understand the role that has been played by EGGS in the training of the groups acting in the state of Alagoas, considering for that, the period from 2000 to 2010. The dissertation consists of three chapters. The first chapter discusses the aspects of the Brazilian state and the role of public servants in this process. The second analyzes the constitution of the leading government schools in the world and in Brazil and what is their role in the state. The third chapter is a reflection on the articulation between the action of the EGGS and the reconfiguration of the state in Alagoas, considering political administrations during the period of the study. In order to fulfill its purpose, the research used a qualitative approach and drew on research literature and documents. Were consulted thesis, essays and articles related to the topic, and legal documents (laws, federal and state decrees) and specific magazines on the subject. The documentary research sought to understand the phenomenon from printed documents that provided the necessary information about the practices of the School of Government, as frequency lists, minutes, testimonials, reports, newsletters, etc.. The study indicates that the EGGS offered in the investigated period (2000-2010)376 (three hundred and seventy-six) actions of qualification, reaching 7082 (seven thousand and eighty-two) public servants. Such actions characterize a fragmented continuing education, utilitarian, short and with technical features specific to a particular field of knowledge. Consequently, the education offered by the school to the state public servant prevented the advance of a critical consciousness of the participants in its activities.
Palavras-chave: Estado
Servidores públicos
Reforma do Estado
Escola de governo
State
Public servants
State reform
Govern school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERREIRA, Ana Karla Cavalcante. Escola de Governo Germano Santos: reflexões acerca da formação do servidor público estadual em Alagoas. 2022. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9270
Data do documento: 30-jan-2013
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