00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9268
Tipo: Dissertação
Título: A prática pedagógica dos professore/as de matemática a partir da implementação da lei 10.633/03 : um estudo de caso na 1ª coordenadoria regional de ensino do estado de Alagoas
Título(s) alternativo(s): The teaching practice of the mathematics teachers from the implementation of the law 10.639/03: a study case in coordination on is regional educational of Alagoas
Autor(es): Souza, Allex Sander Porfirio de
Primeiro Orientador: Franco, Nanci Helena Rebouças
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Antonio Roberto Seixas da
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Clara Suassuna
Resumo: A Dissertação teve como objetivo geral investigar se os/as professores/as de Matemática da 1ª Coordenadoria Regional de Ensino do Estado de Alagoas (1ªCRE) vêm utilizando elementos da cultura afro-brasileira em suas práticas pedagógicas em sala de aula com seus alunos, conforme explicitado na Lei 10.639/03. Diante disso, a pesquisa está ancorada na referida Lei que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares espalhados em todo o Brasil e que está em vigor desde 09 de janeiro de 2003; sendo que, a mesma chegou ao Estado Brasileiro no bojo do debate da implantação das políticas de ações afirmativas para a população negra reivindicada pelo movimento negro organizado. Do ponto de vista teóricometodológico partiu-se de uma abordagem qualitativa, tendo como método de procedimento o estudo de caso como técnicas de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, o questionário e a análise documental. A partir da análise dos dados coletados, pôde-se perceber a necessidade de implementação da Lei 10.639 por parte da 1ª Coordenadoria de Ensino através de investimento na formação político-pedagógica dos seus atores; além disso, percebe-se a necessidade de que a prática pedagógica do/a professor/a, especialmente de Matemática, seja respaldada nas diversidades das vidas e culturas dos sujeitos que fazem parte do cotidiano das escolas. Espera-se que essa pesquisa traga novas reflexões a respeito da problemática educação e diversidade étnico-racial, a partir da experiência dos/das professores/as de Matemática da 1ª Coordenadoria de Ensino, suscitando praticas pedagógicas de inclusão que contribuam para a construção de escolas que valorizem a identidade de seus alunos e por consequência produza uma educação de qualidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária.
Abstract: The thesis aimed to investigate whether / the teacher / the Mathematics of the 1st Regional Center of Education of the State of Alagoas (1st CRE) have been using elements of african-Brazilian culture in their teaching practices in the classroom with their students, as explained in Law 10.639/03. Therefore, research is anchored in said Act which made compulsory the teaching of history and Afro-Brazilian culture in all establishments of elementary and secondary education, official and private scattered throughout Brazil and is in force since 09 January 2003, being that it came to the State in the midst of the discussion of the implementation of affirmative action policies for the black population claimed by organized black movement. From the standpoint of theoretical and methodological broke a qualitative approach, with the method of procedure as the case study collection techniques to bibliographic data, questionnaire and document analysis. From the analysis of the collected data, we could see the necessity of implementation of Law 10,639 by the 1st Coordination of Education through investment in training political-pedagogical its actors and additionally realizes the need to practice pedagogical / a teacher / a, especially in mathematics, is supported in the diversity of the subjects' lives and cultures that are part of everyday life in schools. It is hoped that this research will bring new thinking about the problematic education and ethnic-racial, from the experience of / the teacher / the Mathematics of the 1st Coordination of Education, raising pedagogical practices of inclusion that contribute to the building of schools that enhance the identity of their students and therefore produce a quality education, helping to build a more egalitarian society.
Palavras-chave: Cultura
Lei 10639/03
Matemática
Formação de Professores
Educação
Culture
Law 10639/03
Teacher Education
Mathematics
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Allex Sander Porfirio de. A prática pedagógica dos professore/as de matemática a partir da implementação da lei 10.633/03 : um estudo de caso na 1ª coordenadoria regional de ensino do estado de Alagoas. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9268
Data do documento: 9-ago-2013
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