00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9257
Tipo: Dissertação
Título: A percepção do ensino relativo à temática dos direitos humanos nos cursos de formação destinados aos profissionais de segurança pública na Polícia Militar de Alagoas
Título(s) alternativo(s): The perception of education related to the thematic of human rights in training courses aimed at public safety professionals in the Military Police of Alagoas
Autor(es): Santos Júnior, Roberto
Primeiro Orientador: Lira, Jailton Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Diogenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee2: Reginato, Andréa Depieri de Albuquerque
Resumo: A Polícia Militar é um órgão estadual que tem por missão precípua a preservação da ordem pública e a garantia de direitos aos cidadãos, com destaque à segurança pública, onde, para tal mister, deve ter seu efetivo preparado e conscientizado da importância de tão nobre missão. O objetivo geral do presente estudo foi analisar a compreensão sobre a temática dos Diretos Humanos entre os alunos do Curso de Formação de Praças matriculados no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar de Alagoas em 2020, sobre como estes interpretam a importância desse conhecimento na sua futura prática operacional. Para tanto foi adotado o método de pesquisa indutivo, apoiado por uma revisão bibliográfica e documental, como também pesquisa de campo, estruturado por técnicas de coleta de dados através da análise de questionário aplicado aos discentes em que se abordaram perguntas sobre os direitos humanos e como estes interpretam a temática ligada à atividade policial militar. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas, sendo a primeira revisão de literatura e pesquisa bibliográfica; a segunda foi a aplicação dos questionários aos alunos no início do período de adaptação; e a última etapa, na finalização da formação, após a obtenção de todo o conteúdo, foi a análise de dados. Foram analisadas qual a visão inicial dos recém-ingressos nas fileiras da Corporação, com a intensão de identificar possíveis deficiências no entendimento da temática, e qual a sua visão após a aplicação desses conhecimentos em sua prática policial. Para tanto, após o cruzamento dos dados, foi constatado que inicialmente os recém-ingressos possuíam a ideia de que tais princípios são prejudiciais para a atividade policial militar, mas que após o desenvolvimento do conteúdo relativo aos princípios dos direitos humanos, apresentaram mudança no seu entendimento, e que em todas as questões apresentadas, tiveram como resultado o aumento na concordância com a utilização de técnicas e estratégias voltadas para a aproximação com a comunidade e diminuíram a concordância com as questões que os direitos humanos aumentam a impunidade e que os mesmos não deveriam ser aplicados na atividade policial. Observamos inicialmente uma dicotomia nociva ao exercício da função de mantenedor da ordem pública, mas que com a correta e direcionada formação, os agentes conseguiram absolver a real importância dos direitos humanos e de desenvolver ações pautadas na legalidade. Como também a importância da função dos docentes, pois os mesmos são responsáveis pela forma de como o conteúdo é abordado, buscando estratégias que envolvam mais o corpo discente no entendimento e necessidade da aplicabilidade dos conceitos de direitos humanos em sua atividade cotidiana.
Abstract: The Military Police is a state agency whose primary mission is to preserve public order and guarantee citizens' rights, with emphasis on public safety, where, for this purpose, it must have it‟s staff prepared and aware of the importance of such a noble mission. The general objective of this study was to analyze the understanding of the theme of Human Rights among students of the Square Training Course enrolled in the Center for Training and Improvement of Squares of the Military Police of Alagoas in 2020, on how they interpret the importance of this knowledge in its future operational practice. For this purpose, the indeductive research method was adopted, supported by a bibliographical and documentary review, as well as field research, structured by data collection techniques through the analysis of a questionnaire applied to students in which questions about human rights and how were addressed. these interpret the theme linked to military police activity. Therefore, the research was developed in three stages, the first being the literature review and bibliographical research, the second was the application of questionnaires to students at the beginning of the adaptation period, and the last stage, at the end of the training, after obtaining of all content. The initial vision of the newcomer in the ranks of the Corporation was analyzed, with the intention of identifying possible deficiencies in the understanding of the subject, and what is their vision after applying this knowledge in their police practice. Therefore, after crossing the data, it was found that initially the new entry had the idea that such principles are harmful to the military police activity, but that after the development of the content related to human rights principles, it presented a change in the understanding , and in all the questions presented, there was an increase in agreement with the use of techniques and strategies aimed at bringing the community closer together, and a decrease in agreement with the issues that human rights expand impunity and that they should not be applied in police activity. Initially, we observed a harmful dichotomy to the exercise of the function of maintainer of public order, but with the correct and targeted training, the agents managed to absolve the real importance of human rights and to develop actions based on legality. As well as the importance of the role of teachers, as they are responsible for how the content is approached, seeking strategies that involve the student body more in the understanding and need for the applicability of human rights concepts in their daily activities.
Palavras-chave: Atividade Policial
Formação
Direitos Humanos
Police Activity
Formation
Human Rights
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS JÚNIOR, Roberto. A percepção do ensino relativo à temática dos direitos humanos nos cursos de formação destinados aos profissionais de segurança pública na Polícia Militar de Alagoas. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9257
Data do documento: 30-mar-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.