00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: As práticas discursivas do professor diante da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes
Título(s) alternativo(s): The teacher’s discorsive practices in the context of household violence against children and adolescent
Autor(es): Barbosa, Lidiane dos Santos
Primeiro Orientador: Florêncio, Ana Maria Gama
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Sobrinho, Helson Flávio da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Inalda Maria dos
Resumo: Esta dissertação de mestrado intitulada As Práticas Discursivas do Professor diante da Violência Intrafamiliar contra Crianças e Adolescentes objetiva analisar o discurso dos professores de escolas públicas a respeito da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes. Tais ocorrências, que vêm marcando os meios sociais na modernidade, parecem estender-se à escola refletindo-se nas relações sociais das vítimas – crianças e adolescentes -, junto a seus colegas e professores. Assim, ao constatar-se o crescimento dessas situações, em que práticas familiares agressivas se efetivam e se naturalizam pelas relações de poder estabelecidas, queremos verificar como o professor lida com o problema: estigmatiza ou vitimiza mais seus alunos, já traumatizados pela violência sofrida na própria família, ou direciona sua prática para uma possível transformação dessa abjeta prática familiar, pela possibilidade de viabilizar um processo ético de socialização e libertação dos sujeitos envolvidos em condições de extrema violência? Para tanto, recorre-se a teóricos da educação, como Frigotto, Mészaros e outros e a autores da Análise do Discurso, a exemplo de Pêcheux, Courtine, Orlandi, além de outros que oferecem uma sustentação teórica para a análise do funcionamento do discurso de educadores, vinculados a instituições de ensino que convivem com crianças e adolescentes vítimas da violência intrafamiliar. Constata-se - pela via do discurso, em seus efeitos de sentido, aqui compreendido como práxis, logo, produzido socialmente, por sujeitos em suas necessidades postas nas relações intersubjetivas, em um determinado momento histórico - que os professores, representando a escola, assumem, de uma maneira geral, uma posição não acolhedora, falando de um lugar que contraria fins educativos. Pretende-se, pois, pela via dessa pesquisa, contribuir para uma reflexão significativa sobre a atuação dos educadores que se deparam com alunos rejeitados e vitimados pela família e pela sociedade.
Abstract: This dissertation entitled The Teacher´s Discoursive Practices in the context of Household Violence against Children and Adolescents treats about the increasing domestic violence against children and adolescents in the contemporary society. These occurrences, which have marked the modernity social environment, seem to extend to school as they reflect in the victims´social relations as well, involving schoolmates and teachers. Thus, when it is identified the increasing of this kind of situations, characterized for household aggressive practices which are produced as a result of naturalization of the established relations of power, we aim to verify how the school works with the problem: the school stigmatize or victimize more their students, who are ever traumatized because the violence suffered by their families; or the school direct its practice towards a possible transformation of this ignoble household practice, through an ethical procession of socialization and release of the subjects who are involved in an extreme violence condition? Therefore, we resort to education thinkers as Frigotto, Mészaros and others; and authors who treats the discourse analysis such as Pêcheux, Courtine, Orlandi, and other who offers a theoretical support to analyze the teachers´ discourses operation that are bound up with educational institutions that have children and adolescents victims of household violence. We found out, through the discourse and his effects of signification, in this work understood as praxis, therefore, socially produced by individuals with necessities obtained for subjective relations, created in a determined historic period – that teachers assume, in a general way, a non welcome position, speaking from a place where contradict educational finalities, instead of promote a transformation process of the individuals. We intend to, through this research, contribute for a significant reflection about the educators practices, in a context where there are students who were rejected and victimized by family and society, to the professional´s role could be rethought as a mediator between the victim, the torturer – the family – and the institutions which, by low, may realize the necessary attendance to those children and adolescents, and to the family as well.
Palavras-chave: Escolas públicas
Discurso
Professores
Violência intrafamiliar
Alunos
Teacher
School
Family - violence
Discourse
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BARBOSA, Lidiane dos Santos. As práticas discursivas do professor diante da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9208
Data do documento: 14-abr-2011
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