00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9160
Tipo: Dissertação
Título: As práticas docentes de avaliação para a aprendizagem em contextos de educação híbrida no ensino superior
Título(s) alternativo(s): Teaching practices of evaluation for learning in hybrid education contexts in higher education
Autor(es): França, Lílian Roberta Salustiano
Primeiro Orientador: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee2: Sperotto, Rosária Ilgenfritz
Resumo: A pesquisa empreendida tem por objetivo apresentar uma análise sobre como é realizada a avaliação para a aprendizagem em contextos de educação híbrida do curso de Pedagogia de uma universidade pública brasileira. Trata-se de um estudo com relevância para o âmbito científico e social, cuja motivação partiu da necessidade de compreender o seguinte questionamento: como ocorrem as práticas docentes de avaliação para a aprendizagem em contextos híbridos do Ensino Superior? Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura que sustentou o entendimento a respeito do objeto dessa pesquisa sobre as perspectivas de avaliação da aprendizagem e as especificidades da educação híbrida. A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa qualitativa seguiu a abordagem do estudo de caso, sendo do tipo exploratória, e envolveu como instrumentos de coleta de dados: a observação direta das aulas, a entrevista com os docentes e a análise documental dos planos de ensino. O processo investigativo ocorreu durante os meses de agosto e setembro de 2019, no âmbito de quatro turmas do curso de Ensino Superior, cujos pressupostos teórico-metodológicos se articulavam à perspectiva do hibridismo em educação, com práticas educativas que combinavam as contribuições pedagógicas da educação convencional com as potencialidades da educação online e a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Nos cenários educativos investigados, cujas propostas didático-pedagógicas se enquadravam na modalidade híbrida de educação, foram coletados os dados referentes aos modelos híbridos adotados pelos docentes em suas disciplinas; os tipos de avaliação realizados; os instrumentos utilizados para promover a avaliação; a realização da personalização da aprendizagem; os processos de autoavaliação incentivadas pelos docentes e prática docente de avaliação proposta nos planos de ensino. Os resultados encontrados apontam que os docentes dos contextos híbridos de educação, que adotam um método construtivo em suas práticas pedagógicas, realizam ações avaliativas fundamentadas na modalidade de avaliação formativa, combinando ações da avaliação diagnóstica e somativa, para promover a aprendizagem. O estudo destaca a autonomia do docente para personalizar um modelo misto de educação híbrida, aponta os diferentes instrumentos e estratégias avaliativas, utilizadas para levantar evidências sobre a aprendizagem dos alunos, traz a personalização da aprendizagem como uma prática que está centrada nos interesses dos alunos, revelando que esta característica da educação híbrida possui uma relação intrínseca com a avaliação diagnóstica e formativa, apresenta a autoavaliação discente como uma ação incentivada pelo docente em momentos dialógicos, interativos e de fornecimento de feedbacks, e revela os elementos e características dos planos de ensino, enfatizando o processo de avaliação. Do ponto de vista acadêmico, os resultados da pesquisa são relevantes, pois contribuíram para o refinamento e ampliação da temática estudada, e possibilitaram o levantamento de questões para fomentar novas pesquisas.
Abstract: The present research aims to present an analysis of how the assessment for learning is conducted in contexts of hybrid education in the Pedagogy course of a Brazilian public university. It is a study with relevance to the scientific and social scope, whose motivation started from the need to understand the following question: how do teaching assessment practices for learning in hybrid Higher Education contexts occur? To this end, a literature review was performed, which supported the understanding about the aim of this research on the perspectives of learning evaluation and the specificities of hybrid education. The methodology used to perform this qualitative research followed the approach of the case study, being of the exploratory type, and involved as instruments of data collection: the direct observation of the classes, the interview with the teachers and the documental analysis of the teaching plans. The investigative process occured during the months of August and September 2019, within the scope of four classes of the Higher Education course, whose theoretical-methodological assumptions were linked to the perspective of hybridism in education, with educational practices that combined the pedagogical contributions of conventional education with the potential of online education and the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC). In the educational scenarios investigated, whose didactic-pedagogical proposals fit into the hybrid modality of education, data were collected regarding the hybrid models adopted by teachers in their disciplines; the types of evaluation conducted; the instruments used to promote the evaluation; the realization of personalized learning; the self-assessment processes encouraged by teachers yu74and the teaching practice of assessment proposed in the teaching plansThe results show that teachers of hybrid education contexts that adopt a constructive method in their teaching, perform evaluative actions based on formative assessment mode, combining shares of diagnostic and summative assessment to promote learning. The study highlights the autonomy of the teacher to personalize a mixed model of hybrid education, points out the different instruments and assessment strategies used to raise evidence about student learning, brings the customization of learning as a practice that is centered on the interests of students, revealing that this characteristic of hybrid education has an intrinsic relationship with diagnostic and formative assessment, presents student self-assessment as an action encouraged by the teacher in dialogical, interactive and feedback-giving moments, and reveals the elements and characteristics of the teaching plans, emphasizing the evaluation process. From the academic point of view, the results of the research are relevant, as they contributed to the refinement and expansion of the studied theme, and made it possible to raise questions to encourage new research.
Palavras-chave: Educação
Ensino Superior
Avaliação
Aprendizagem
Tecnologias
Education
University education
Evaluation
Learning
Technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FRANÇA, Lílian Roberta Salustiano. As práticas docentes de avaliação para a aprendizagem em contextos de educação híbrida no ensino superior. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9160
Data do documento: 16-jun-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.