00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Cleide Jane de Sá Araújo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2152-0465pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7090267221490696pt_BR
dc.contributor.referee1Sperotto, Rosária Ilgenfritz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1436864977165746pt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2570-7841pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.creatorSilva, Lucicleide da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2054494071965576pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T19:28:30Z-
dc.date.available2022-05-24-
dc.date.available2022-05-24T19:28:30Z-
dc.date.issued2010-12-10-
dc.identifier.citationSILVA, Lucicleide da. Mecanismo de avaliação de material didático na educação a distância no contexto da Universidade Aberta do Brasil. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9157-
dc.description.abstractContemporary society experiencing a very rapid process of innovations in all areas. Education in turn, could not stay out of this process, and has been increasing with the Distance Education (EAD) which is characterized by the use of information technologies and communication technologies (ICTs) that support a more flexible time, creating new spaces for learning and teach. This results in developing new teaching strategies and methodologies for distance education, stressing the need to use different teaching materials to meet every demand for new knowledge and means to promote the democratization of teaching and therefore learning. Thus, this study aims to know, how they present learning materials in distance learning in the context of the Open University of Brazil (UAB) in the Bachelor of Education at the Federal University of Alagoas (UFAL) using mechanisms of evaluation of materials teaching, specifically the form, with the parameters, the Quality Criteria for the use of textbooks in courses offered by distance greater than (MEC). Starting from an assumption that the design, construction and appropriate use of educational materials, having at least 50% of quality criteria, can foster learning and facilitate distance learning. This paper presents important concepts on the DL, its historical process and current developments relating to this process of teaching materials, design, development and production. Assesses the didactic printed material put into the Virtual Learning Environment (VLE) based on eight (8) Quality Criteria for Distance Higher Education, Ministry of Education (MEC). The work is a case study evidence base (observation of teaching materials used in the disciplines of the Faculty of Education / UAB / UFAL the period 2007 to 2009) with qualitative and quantitative approaches. The instruments used are questionnaires and interviews that favor the data analysis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a Distância (EAD)pt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagem )AVA)pt_BR
dc.subjectCritérios de avaliaçãopt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectEvaluation criteriapt_BR
dc.subjectInstructional materialspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleMecanismo de avaliação de material didático na educação a distância no contexto da Universidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeMechanism for assessing the teaching materials in distance education in the context of the Open University of Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA sociedade contemporânea vivencia um processo muito rápido de inovações em todas as áreas. A educação, por sua vez, não poderia ficar de fora desse processo, e vem se destacando com a Educação a Distância (EAD) que se caracteriza pelo uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) que flexibilizam o tempo, criando novos espaços para aprender e ensinar. Isso resulta no desenvolvimento de novas estratégias didáticas e metodológicas para educação a distância, acentuando-se a necessidade de utilização de vários materiais didáticos para atender toda demanda por novos conhecimentos e meios que favoreçam a democratização do ensino e conseqüentemente da aprendizagem. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo identificar como se apresentam os materiais didáticos na EAD no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), utilizando mecanismos de avaliação dos materiais didáticos, especificamente o impresso, tendo como parâmetros, os Critérios de Qualidade para o uso de material didático nos Cursos superiores a distância propostos pelo (MEC). Partindo de um pressuposto que a concepção, a construção e a utilização adequadas dos materiais didáticos, atendendo no mínimo de 50% dos critérios de qualidade, podem favorecer a aprendizagem e facilitar o ensino a distância, esse trabalho apresenta conceitos importantes sobre a EAD, seu processo histórico e atual, relacionando nesse processo a evolução do material didático, sua concepção, elaboração e produção. Avalia-se o material didático impresso posto no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com base nos 8 (oito) critérios de qualidade para o Ensino Superior à Distância, do Ministério da Educação (MEC). O trabalho é um estudo de caso com base documental (observação dos materiais didáticos utilizados nas disciplinas do curso de Pedagogia/UAB/UFAL no período de 2007 a 2009) com abordagens qualitativa e quantitativa. Os instrumentos utilizados são: questionário e entrevista que favorecem a análise dos dados. A pesquisa sobre avaliação do material didático impresso, utilizado no AVA, pretende contribuir para uma melhor concepção, elaboração e revisão desse material pelo professor.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.