Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9146
Tipo: | Dissertação |
Título: | Hipertexto e material didático online no contexto do curso de pedagogia a distância da UAB/UFAL |
Título(s) alternativo(s): | Hipertext and online teaching materials in the context of course a distance of pedagogy UAB/ UFAL |
Autor(es): | Silva, Maria Marinho da |
Primeiro Orientador: | Costa, Cleide Jane de Sá Araújo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Maria Auxiliadora Silva |
Resumo: | Constata-se atualmente um aumento de procura e oferta de cursos a distância, em decorrência disso, cresce também a demanda pelo desenvolvimento de metodologias que consigam suprir as necessidades específicas desta modalidade educacional. Neste cenário encontra-se o material didático que tem suscitado discussões acerca de suas particularidades. Esta pesquisa analisa como este material pode utilizar o hipertexto como recurso pedagógico significativo em sua estruturação para cursos a distância com a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). A fundamentação teórica está centrada em Lévy (1993, 1996 e 1998), Xavier (2001, 2002 e 2009), Primo (2002 e 2007), Pinheiro (2005), Santos (2005) e Gomes (2007), entre outros. Esta pesquisa é de natureza qualitativa online; a estratégia utilizada é o estudo de caso, com os direcionamentos de Takahashi (2006), Flick (2009) e Creswell (2007). Seguindo essas orientações, o trabalho desenvolvido no período da pesquisa procurou coletar dados utilizando levantamentos bibliográficos, webgráficos, coleta de dados, tabulação e análise desses dados através da análise do material didático online do Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Diante dos resultados obtidos, verifica-se que a utilização do hipertexto ainda precisa ser aperfeiçoada e ampliada em suas possibilidades de criação, convergindo como recurso pedagógico significativo e potencializando o processo de ensino e aprendizagem, impulsionando o aluno à pesquisa e à produção textual e, consequentemente, incentivando sua participação ativa no processo de busca e construção do conhecimento. |
Abstract: | Currently it is verified an increase in the supply and demand of distance learning courses, as a result of that, the demand for development of methodologies that could provide the specific needs of this educational way also increases. In this context there are the teaching materials that have raised discussions about their particularities. This research analyses how this material can use the hypertext as a significant educational resource in their structure for distance learning courses with the use of Virtual Learning Places. The theoretical base is centered in Lévy (1993, 1996 and 1998), Xavier (2001, 2002 and 2009), Primo (2002 and 2007), Pinheiro (2005), Santos (2005) and Gomes (2007), among others. This research is of an on line qualitative nature; the strategy used is the study of case, with the directions given by Takahashi (2006), Flick (2009) and Creswell (2007). Following these orientations, the work developed during the research tried to collect data by using bibliographic material, webgraphics, data collection, tabulation and analyzing these data through analysis of the on line teaching materials of the Education Course of Universidade Aberta do Brasil (UAB) in association with Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Looking at the obtained results, we verify that the use of hypertext also needs to be improved and amplified in its possibilities of creation converging as a significant educational resource and potencialising the teaching and learning process, animating the student to research and motivating to texts production and, consequently, active participation in the process of searching and developing knowledge. |
Palavras-chave: | Hipertexto – Recurso pedagógico Ensino superior a distância Interação e interatividade Material didático Hypertext - Educational Resource Top distance learning Interaction and interactivity Courseware |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Maria Marinho da. Hipertexto e material didático online no contexto do curso de pedagogia a distância da UAB/UFAL. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9146 |
Data do documento: | 1-dez-2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Hipertexto e material didático online no contexto do curso de Pedagogia a distância da UAB-UFAL.pdf | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.