00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Currículo integrado do PROEJA : um estudo dos (des)encontros de várias práticas e saberes
Autor(es): Limeira, Ana Cristina Santos
Primeiro Orientador: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Hypólito, Alvaro Moreira
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Adriana Almeida Sales de
Resumo: Este estudo investigou o Curso Técnico de Artesanato, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. O Curso é ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – IFAL, cujo Programa faz parte da política da profissionalização do atual governo federal através do Ministério da Educação, sob coordenação geral da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/MEC. Esta Pesquisa foi um Estudo de Caso, utilizando análise documental, a entrevista semiestruturada e questionários com professores e coordenadores do IFAL, como também entrevista e questionários aplicados aos alunos/as envolvidos/as neste curso. O objetivo foi identificar como se dão os encontros e desencontros de saberes e práticas na proposta de integração curricular do PROEJA; as relações que surgiram entre os conhecimentos que fazem parte do currículo, ou seja, o conhecimento científico e os conhecimentos do senso comum trazidos pelos alunos/as, considerando a clientela (artesãos/ãs) e os saberes que trazem de seus ofícios. No caso do PROEJA, há a inclusão da modalidade da EJA atravessando também esse currículo. O currículo foi agrupado em 06 eixos, visando promover o diálogo entre as disciplinas, através da disciplina “Projeto”, que combina saberes técnicos, científicos e aqueles trazidos pelas práticas dos/as alunos/as. A avaliação por Banca proposta pelo curso exige a elaboração de um produto, que deve integrar esses vários saberes num processo desafiador e conflituoso de criação, de (re)significação, de pesquisa, aliando esses conhecimentos ao design do artesanato. Esta pesquisa buscou problematizar as implicações dessa proposta de integração, considerando o modelo predominante de competências das instituições tecnológicas e os impactos para a formação dos/as alunos/as. Os referenciais teóricos foram Braverman (1977), Harvey (2007), Boaventura de Souza Santos (1989), Lyotard (1993), Lopes (2005), Macedo (2002).
Abstract: This study investigated the Technical Course Crafts, in the form of Youth and Adults, under the National Programme for Integration of Professional Education with Basic Education in the Mode of Education Youth and Adult - PROEJA. The course is offered at the Federal Institute of Education, Science and Technology - IFAL, whose political program is part of the professionalization of the current federal government through the Ministry of Education under the general coordination of the Department of Professional and Technical Education – SETEC / MEC. This research was a case study using documentary analysis, semi-structured interviews and questionnaires with teachers and coordinators IFAL, as well as interviews and questionnaires with students / the need to be involved in this course. The objective was to identify how is the similarities and differences of knowledge and practice in the proposed curriculum integration of PROEJA. The relationship that occurred between the knowledge that part of the curriculum, ie, scientific knowledge and knowledge of the sense common brought up by students / considering the clientele (craftsmen / craftswomen) and the knowledge they bring from their offices. In the case of PROEJA, there is the inclusion of the modality of EJA also going through this curriculum. The curriculum has been grouped into 06 routes, to promote dialogue between disciplines, through the discipline of "Project", which combines technical skills, scientific and practices brought by the / the pupils. The evaluation of board of examiners proposal for the course requires the preparation of a product which should integrate the various knowledge in a challenging and contentious process of creation, (re) signification, research, combining this knowledge to design the craft. This study aimed to discuss the implications of this proposed integration, considering the prevailing model of technological competencies of the institutions and the impacts on education and training of the pupils. The references were Braverman (1977), Harvey (2007), Boaventura de Sousa Santos (1989), Lyotard (1993), Lopes (2005), Macedo (2002).
Palavras-chave: Currículo Integrado
Políticas de profissionalização
PROEJA
Integrated Curriculum
Political professionalism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIMEIRA, Ana Cristina Santos. Currículo integrado do PROEJA: um estudo dos (des)encontros de várias práticas e saberes. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9093
Data do documento: 15-jan-2010
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