00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Questões éticas em pesquisas online e em ambientes virtuais de aprendizagem sob o olhar de professores/pesquisadores
Autor(es): Silva Neto, Luiz Wilson Machado da Costa e
Primeiro Orientador: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Bernardes, Jefferson de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Demoly, Karla Rosane de Amaral
metadata.dc.contributor.referee4: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
Resumo: Os avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tornam possíveis o acesso e a visibilidade de um conjunto de informações relacionadas à experiência dos sujeitos nas mais diferentes áreas do conhecimento e mesmo as experiências relacionadas às dimensões do viver cotidiano. Consequentemente, não tardou para que o mundo digital fosse utilizado como ferramenta de produção de dados em diversas pesquisas, nos mais variados desenhos metodológicos. Diante disso, este estudo se propõe a investigar a aplicação da ética em pesquisa online e em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), na perspectiva dos professores/pesquisadores da área de TIC na Educação. Para tanto, discute-se a questão dos paradigmas de pesquisa e sua relação com a normatização ética da Resolução 466/12; verificam-se as estratégicas éticas propostas por professores/pesquisadores brasileiros quando da realização de pesquisas online ou em AVA; analisa-se como as pesquisas que envolvem tecnologias na educação se relacionam com a ética em pesquisa; analisam-se os sentidos da prática de trabalho dos professores/pesquisadores, focando, mais especificamente sobre o que e como falam das implicações éticas na realização de pesquisas online e em AVA. Este estudo constitui-se sob o viés de pesquisa qualitativa. A pesquisa envolveu revisão bibliográfica e entrevistas com professores/pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação em educação de algumas universidades brasileiras cuja ênfase de atuação se direciona ao uso das TIC. A análise foi realizada utilizando Mapa Dialógico que possibilitou maior visualização de temas presentes nas falas dos participantes desta pesquisa. Dessa maneira, foi possível identificar alguns sentidos sobre o contexto da ética em pesquisa produzidos pelos entrevistados, os quais demonstraram reconhecimento sobre a importância da ética na realização de pesquisas online e em AVA à medida que emitiram opiniões, preocupações e críticas a respeito do tema em questão. Espera-se com esse estudo contribuir para o debate da ética no contexto das pesquisas online e em AVA, bem como para a maneira que os professores/pesquisadores envolvidos com essas pesquisas lidam com os aspectos éticos inerentes à sua prática de produção do conhecimento, abrindo a possibilidade para a (des)construção de discursos em prol de uma prática científica mais ética, direcionada sobretudo para à proteção dos participantes da pesquisa.
Abstract: Advances in Information and Communication Technology (ICT) became possible because access and visibility of a group of information related to people experience in the most vast areas of knowledge and even experiences related to dimension in day by day living. Therefore, it did not delay for the digital world to be used as tool for data production in many researches, in the most variety methodological designs. Facing that, this survey suggests to investigate ethics applications in web research and in Virtual Learning Environments (VLE) in the perspective of teachers/researchers from the ICT area in education. To do so, it is discussed the matter of research paradigms and their relations with the ethics normalization of resolution 466/12: verify ethical strategies proposed by Brazilians teachers/researchers when performing online researches or in VLE. It is analyzed how researches involving education technologies are connecting with research ethics. It is analyzed the ways teachers/researches practice their work, focusing, more specifically about what and how they talk in ethics implications performing online researches and in VLE. This survey consists under the vies of qualitative research. The research included bibliographic review and interview with teachers/researchers linked to the programs of post graduation in education of some Brazilian universities which the acting emphasis targeting the use of ICT. The analysis was performed using Dialogic Map, which made possible a wider visualization of containing topics in the speech of participants. This way, it was possible to identify some senses about the ethic context in research produced by people interviewed, who demonstrated recognition about the ethic importance performing researches online and in VLE, as long as they issued opinion, concerns and critics about the topic in review. It is expected with this survey to contribute to the ethics debate concerning online researches and in VLE, as well as to the manners that teachers/researches involved in this survey deal with ethic aspects inherent to their practices producing knowledge; opening a possibility to the (de)construction of speeches in pro of a ethic scientific practice, targeting overall the protection of the survey participants.
Palavras-chave: Pesquisa online
AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem)
Ética em pesquisa
Online research
VLE
Research ethics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA NETO, Luiz Wilson Machado da Costa e. Questões éticas em pesquisas online e em ambientes virtuais de aprendizagem sob o olhar de professores/pesquisadores. 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9060
Data do documento: 18-mar-2015
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