00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8964
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Socorro Seixas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8409575009099582pt_BR
dc.contributor.referee1Webler, Geovana Dresch-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3544430798269851pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Elton Malta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9290548756209369pt_BR
dc.creatorSilva Neto, Ivo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2970412507723940pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-02T19:26:00Z-
dc.date.available2022-05-02-
dc.date.available2022-05-02T19:26:00Z-
dc.date.issued2021-10-20-
dc.identifier.citationSILVA Neto, Ivo. O jornal científico como instrumento de aprendizagem para o ensino de Física no Ensino médio. 107 f. 2022. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino em Física) – Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino em Física em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8964-
dc.description.abstractThis master's thesis presents a methodological proposal based on the use of a printed/digital newspaper and a TV news in Physics Education. In order to seek pedagogical instruments that go beyond the merely expository class, the newspaper as a didactic tool enables the contextualization of physics in the student's daily life, within a critical perspective, leading to an active participation in the teaching-learning process. For this, we present as an educational product a proposal for a Didactic Sequence (DS) that aims to offer creativity and dynamism to Basic Education, particularly in the discipline of physics. Using multimedia resources, the realization of this project was divided into stages: planning, application and evaluation. DS has an interdisciplinary perspective and, therefore, knowledge from other disciplines was involved, such as the Portuguese language, which contributed to clarifying the journalistic genre. The educational product had as its target audience students from the first and second grades of high school, having been experimented with 131 students of the evening course at Judith Nascimento da Silva State School, in the municipality of Flexeiras, state of Alagoas. The study was set up from a qualitative research, where data collection throughout the research was carried out through the researcher's observations and records, in addition to na opinion questionnaire. Furthermore, in this work, we seek to analyze the use of this type of tool as a facilitator in the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectJornal escolarpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTeaching Physicspt_BR
dc.subjectDidactic Sequencept_BR
dc.subjectSchool Journalpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleO jornal científico como instrumento de aprendizagem para o ensino de Física no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe scientific newspaper as a learning instrument for the teaching of physics in high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado apresenta uma proposta metodológica baseada na utilização de um jornal impresso/digital e um telejornal no Ensino de Física. Com o intuito de buscar instrumentos pedagógicos que superem a aula meramente expositiva, o jornal enquanto ferramenta didática possibilita a contextualização da física na vida cotidiana do estudante, dentro de uma perspectiva crítica, levando uma participação ativa do mesmo no processo ensino-aprendizagem. Para isso, apresentamos como produto educacional uma proposta de Sequência Didática (SD) que tem como objetivo oferecer criatividade e dinamismo ao Ensino Básico, em particular da disciplina de física. Utilizando de recursos de multimídias, a realização desse projeto foi dividida por etapas: planejamento, aplicação e avaliação. A SD tem uma perspectiva interdisciplinar e, por isso, foram envolvidos conhecimentos de outras disciplinas, como a língua portuguesa, que contribuiu elucidando acerca do gênero jornalístico. O produto educacional teve como público-alvo alunos da primeira e segunda séries do Ensino Médio, tendo sido experimentado com 131 alunos do curso noturno da Escola Estadual Profa. Judith Nascimento da Silva, no município de Flexeiras, Estado de Alagoas. O estudo configurou-se a partir de uma pesquisa qualitativa, onde a coleta de dados ao longo da pesquisa foi feita por meio de observações e registros do pesquisador, além de questionário de opinião. Além disso, neste trabalho, buscamos analisar o uso desse tipo de ferramenta como facilitador no processo ensino-aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O jornal científico como instrumento de aprendizagem para o ensino de física no Ensino médio.pdf9.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.