00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8793
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação dos indicadores de alfabetização científica presentes em livros do primeiro ano do ensino médio aprovados no PNLD 2018-2020 a cerca da temática água e a elaboração de um produto educacional
Título(s) alternativo(s): Evaluation of scientific literacy indicators present in books of the first year of high school approved in the PNLD 2018-2020 the about of the theme water and the elaboration of an educational product
Autor(es): Gomes, Ana Letícia Chagas
Primeiro Orientador: Silva, Monique Gabriella Angelo da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Soares, Carla Juliana Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Monica Araúja da
Resumo: A utilização de livros didáticos em aulas de química é uma prática comum entre professores. No entanto, para utilizar esse artifício de ensino devem-se considerar alguns indicadores de alfabetização científica, evitando-se a utilização do livro como único recurso pedagógico e impedindo o uso de livros inadequados ao contexto escolar em que se atua. Entre os objetivos deste trabalho, figura-se a avaliação das atividades propostas pelos livros, bem como a análise da abordagem dos conteúdos. Para tanto, utilizaram-se os indicadores de alfabetização científica propostos por Pizarro (2014), na análise de três livros do primeiro ano do ensino médio de diferentes autores aprovados no PNLD 2018-2020, na análise da temática água. Os livros selecionados foram: Química de Martha Reis; Vivá de Novais e Tissoni; e Química de Ciscato, Pereira, Chemello e Proti. Para a análise dos livros foram considerados os sete indicadores de alfabetização cientÍfica, são eles: articular ideias, investigar, argumentar, ler em ciências, problematizar, criar e atuar. Consideraram-se os dados de identificação dos livros, se os livros despertam a articulação de ideias, o senso investigativo do aluno, questões que possibilitam a capacidade argumentativas, apresentação de características típicas do gênero científico, como tabelas e gráficos, problematizar sobre o uso e impacto da ciência no cotidiano do aluno, e a possibilidade do aluno criar e atuar, com base em soluções de problemas que envolva a ciência. Após a análise de todos os parâmetros foi possível perceber que apenas um livro apresenta uma única atividade que abrange os parâmetros de criar e atuar sobre a temática em questão. Os dados obtidos foram organizados em gráficos e após isso foi elaborado um produto educacional (Webquest), afim de preencher as lacunas dos demais livros em relação aos indicadores de alfabetização científica.
Abstract: The use of textbooks in chemistry classes is a common practice among teachers. However, to use this teaching artifice some indicators of scientific literacy should be considered, avoiding the use of the book as the only pedagogical resource and preventing the use of inappropriate books to the school context in which it operates. Among the objectives of this work is the evaluation of the activities proposed by the books, as well as the analysis of the content approach. To this end, the scientific literacy indicators proposed by Pizarro (2014) were used in the analysis of three first year high school books from different authors approved in the PNLD 2018-2020, in the analysis of the water theme. The selected books were: Chemistry by Martha Reis; Vivá by Novais and Tissoni; and Chemistry by Ciscato, Pereira, Chemello, and Proti. For the analysis of the books the seven indicators of scientific literacy were considered, which are: articulating ideas, investigating, arguing, reading in science, problematizing, creating and acting. We considered the identification data of the books, whether the books arouse the articulation of ideas, the investigative sense of the student, issues that enable the argumentative capacity, presentation of typical characteristics of the scientific genre, such as tables and graphs, questioning about the use and impact of science in the student's daily life, and the possibility of the student to create and act, based on solutions to problems involving science. After the analysis of all the parameters it was possible to notice that only one book presents a single activity that covers the parameters of creating and acting on the theme in question. The data obtained were organized in graphics and after that an educational product (Webquest) was elaborated, in order to fill in the gaps of the other books in relation to the indicators of scientific literacy.
Palavras-chave: Livro didático
Indicadores de alfabetização científica
Água
Webquest
Textbook
Indicators of scientific literacy
Water
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: Gomes, Ana Letícia Chagas. Avaliação dos indicadores de alfabetização científica presentes em livros do primeiro ano do ensino médio aprovados no PNLD 2018-2020 a cerca da temática água e a elaboração de um produto educacional. 2022. 65 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Química : Licenciatura) – Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8793
Data do documento: 3-mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.