00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8726
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendonça, André Gustavo Ribeiro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1273-8566pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8440513200052293pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Edma Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418533177406749pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Monique Gabriela Angelo da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9262-6507pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.creatorCarvalho, Michelle Barbosa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7843347958659123pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-19T21:22:44Z-
dc.date.available2022-03-19-
dc.date.available2022-03-19T21:22:44Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationCarvalho, Michelle Barbosa de. Uso de metodologias ativas na disciplina de química no ensino médio fundamentado na neuroeducação: uma revisão. 2022. 48 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8726-
dc.description.abstractLa dificultad existente para aprender química en el bachillerato es notable, siendo una disciplina en ocasiones rechazada por los estudiantes, lo que genera desmotivación y desinterés por el aprendizaje. Para cambiar esta situación, la cuestión de hacer que el alumno sea activo en clase gana cada vez más importancia, porque el uso de metodologías activas posibilita un mayor dinamismo y responsabiliza al alumno de la búsqueda de sus conocimientos y no solo al docente, que debe servir de mediador. El buen docente necesita estar atento y buscar formas de atraer al alumno, por eso es necesario pensar en cómo se da realmente el proceso de aprendizaje y las posibles formas de enseñar que despierten la atención, la curiosidad y atiendan mejor las particularidades de los alumnos. De esta manera, se estudian algunas preguntas sobre: "¿cómo aprende el cerebro?" y "¿cómo lograr un mayor rendimiento estudiantil?" Se discute sobre la perspectiva de la neuroeducación, rama científica que aplica los descubrimientos de la neurociencia en la educación, en un intento por hacer más efectivo el proceso de enseñanza-aprendizaje. Este trabajo tiene como objetivo explicar la importancia de utilizar metodologías activas en la disciplina de la química en el bachillerato desde la neuroeducación.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMetodologias ativas de aprendizagempt_BR
dc.subjectNeuroeducaçãopt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectActive learning methodologiespt_BR
dc.subjectMetodologías de aprendizaje activopt_BR
dc.subjectQuímica - estudio y enseñanzapt_BR
dc.subjectNeuroeducaciónpt_BR
dc.subjectNeuroeducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleUso de metodologias ativas na disciplina de química no ensino médio fundamentado na neuroeducação: uma revisãopt_BR
dc.title.alternativeUso de metodologias activas em la disciplina química em la escuela secundaria basada em la neuroeducación: una revisiónpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA dificuldade existente em se aprender química no Ensino Médio é notável, sendo uma disciplina às vezes rejeitada por estudantes, resultando em desmotivação e desinteresse pelo aprendizado. Para mudar este quadro a questão de tornar o aluno ativo na aula ganha cada vez mais importância, porque a utilização de metodologias ativas possibilita uma maior dinamização e torna o aluno responsável pela busca do seu conhecimento e não apenas o professor, que deve servir de mediador. O bom professor precisa estar atento e buscar maneiras de atrair o aluno, logo faz-se pensar em como de fato ocorre o processo de aprendizagem e nas possíveis maneiras de ensinar, que despertem a atenção, a curiosidade e melhor atenda as particularidades dos alunos. Dessa forma alguns questionamentos são estudados sobre: “como o cérebro aprende?” e “como atingir um maior rendimento do aluno?” sendo discutidos sobre a perspectiva da neuroeducação, um ramo científico que aplica descobertas da neurociência na educação, na tentativa de tornar o processo ensino aprendizado mais eficaz. Este trabalho objetiva explanar a importância do uso das metodologias ativas na disciplina de química no Ensino Médio a partir da neuroeducação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso de metodologias ativas na disciplina de quimica no ensino medio fundamentado na neuroeducacao - uma revisao.pdf826.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.