00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8726
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de metodologias ativas na disciplina de química no ensino médio fundamentado na neuroeducação: uma revisão
Título(s) alternativo(s): Uso de metodologias activas em la disciplina química em la escuela secundaria basada em la neuroeducación: una revisión
Autor(es): Carvalho, Michelle Barbosa de
Primeiro Orientador: Mendonça, André Gustavo Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Edma Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Monique Gabriela Angelo da
Resumo: A dificuldade existente em se aprender química no Ensino Médio é notável, sendo uma disciplina às vezes rejeitada por estudantes, resultando em desmotivação e desinteresse pelo aprendizado. Para mudar este quadro a questão de tornar o aluno ativo na aula ganha cada vez mais importância, porque a utilização de metodologias ativas possibilita uma maior dinamização e torna o aluno responsável pela busca do seu conhecimento e não apenas o professor, que deve servir de mediador. O bom professor precisa estar atento e buscar maneiras de atrair o aluno, logo faz-se pensar em como de fato ocorre o processo de aprendizagem e nas possíveis maneiras de ensinar, que despertem a atenção, a curiosidade e melhor atenda as particularidades dos alunos. Dessa forma alguns questionamentos são estudados sobre: “como o cérebro aprende?” e “como atingir um maior rendimento do aluno?” sendo discutidos sobre a perspectiva da neuroeducação, um ramo científico que aplica descobertas da neurociência na educação, na tentativa de tornar o processo ensino aprendizado mais eficaz. Este trabalho objetiva explanar a importância do uso das metodologias ativas na disciplina de química no Ensino Médio a partir da neuroeducação.
Abstract: La dificultad existente para aprender química en el bachillerato es notable, siendo una disciplina en ocasiones rechazada por los estudiantes, lo que genera desmotivación y desinterés por el aprendizaje. Para cambiar esta situación, la cuestión de hacer que el alumno sea activo en clase gana cada vez más importancia, porque el uso de metodologías activas posibilita un mayor dinamismo y responsabiliza al alumno de la búsqueda de sus conocimientos y no solo al docente, que debe servir de mediador. El buen docente necesita estar atento y buscar formas de atraer al alumno, por eso es necesario pensar en cómo se da realmente el proceso de aprendizaje y las posibles formas de enseñar que despierten la atención, la curiosidad y atiendan mejor las particularidades de los alumnos. De esta manera, se estudian algunas preguntas sobre: "¿cómo aprende el cerebro?" y "¿cómo lograr un mayor rendimiento estudiantil?" Se discute sobre la perspectiva de la neuroeducación, rama científica que aplica los descubrimientos de la neurociencia en la educación, en un intento por hacer más efectivo el proceso de enseñanza-aprendizaje. Este trabajo tiene como objetivo explicar la importancia de utilizar metodologías activas en la disciplina de la química en el bachillerato desde la neuroeducación.
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Metodologias ativas de aprendizagem
Neuroeducação
Chemistry - Study and teaching
Active learning methodologies
Metodologías de aprendizaje activo
Química - estudio y enseñanza
Neuroeducación
Neuroeducation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: Carvalho, Michelle Barbosa de. Uso de metodologias ativas na disciplina de química no ensino médio fundamentado na neuroeducação: uma revisão. 2022. 48 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8726
Data do documento: 14-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso de metodologias ativas na disciplina de quimica no ensino medio fundamentado na neuroeducacao - uma revisao.pdf826.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.