00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8725
Tipo: Tese
Título: (Re)construir sentido(s) de ensinar-aprender libras: diálogos com e entre professores em formação inicial
Título(s) alternativo(s): (Re)construct meaning(s) of teaching-learning Libras: dialogues with and between teachers in initial training
Autor(es): Santos, Fábio Rodrigues dos
Primeiro Orientador: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee1: Ifa, Sérgio
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jair Barbosa da
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Rosângela Nunes de
metadata.dc.contributor.referee4: Lima, Josenice Cláudia Moura de
Resumo: Esta tese de Doutorado é criada a partir das reflexões construídas no contexto da disciplina Metodologia de Ensino de Libras (MEL) do Curso de Letras-Libras (LL): Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Formada na encruzilhada, na fronteira, no ponto de encontro dialógico, seu processo metodológico não poderia ser outro senão um que possibilitasse esse movimento, logo, teço o que compreendo por perspectiva da dialogicidade. Para além do pensamento metodológico, que traz para seu bojo o imetódico de Boaventura (2008), a pesquisa narrativa de Clandinin e Connelly (2011) e a narrativa de Bruner (1991), essa perspectiva é também eixo de sustentação e conexão teórica. Assim, na fluidez teórico-epistêmica, tenho o dialogismo bakhtiniano ([1929] 2006; [1979] 2011) que, além de me auxiliar na compreensão das materialidades investigadas, é aporte conceitual para todo o processo desta investigação iniciada no desenvolvimento da disciplina MEL e estendida à produção deste trabalho. Semelhantemente, a perspectiva da dialogicidade trança laços com as Epistemologias do Sul (SOUSA SANTOS; MENESES, 2009; SOUSA SANTOS, 2018), com os estudos (de)coloniais (QUIJANO, 1992; ACOSTA, 2016; BERNARDINO-COSTA; MALDONATO-TORRES; GROSFOGUEL, 2019; KRENAK, 2019, CÉSAIRE, 2020) e com: a formação de professores (JUCÁ, 2016; MEDRADOS, 2016; HOOKS, 2019), a prática docente (FREIRE, 1967, 2019), a construção discursiva e a sala de aula (MOITA LOPES, 2002), uma Linguística Aplicada do Emergente (MOITA LOPES, 2009) e agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada (KLEIMAN, 2013; JORDÃO, 2016). Entretanto, esses diálogos não são antecedentes, mas precedentes, exigidos a partir das problematizações construídas com base nos registros feitos pelos seguintes instrumentos: planos de aula, diários reflexivos e entrevistas narrativas. Engendrados e compreendidos na unidade discurso/prática docente configurada nesta tese, identifiquei, principalmente, por meio de um exercício de prática docente oportunizada na disciplina MEL, os principais discursos que constituíram o contexto de sala de aula na relação com e entre os professores em formação inicial (PFIs). Dito isso, objetivei com esta investigação (re)construir sentidos de ensinar-aprender Libras a partir de práticas discursivas desenvolvidas com e pelos PFIs na disciplina MEL do Curso de LL da Ufal e, para isso, tracei os seguintes objetivos específicos: 1) identificar as práticas discursivas construídas com e pelos PFIs na MEL; 2) problematizar uma possível relação entre tais práticas discursivas e as práticas docentes desenvolvidas na disciplina; e, por fim, 3) configurar o(s) sentido(os) de ensinar-aprender Libras construído(s) com e pelos PFIs nesse mesmo contexto-acadêmico de investigação. Como resultado desses objetivos, identifiquei três principais objetos do discurso (preconceito, ética e transformação) que foram palco de encontro dialógico dos seguintes discursos: o discurso aula-vida, o da cisão, o discurso de preconceito, o de antipreconceito, o discurso de ética, o de neutralidade, o discurso de transformação e o de resistência. Isso me possibilitou configurar sentidos que têm constituído processos de ensino-aprendizagem de Libras e, assim, num movimento de reconstrução, propor um outro, alternativamente coordenado por um posicionamento ético em favor das pessoas de narrativas e corpos-geopolíticos marginalizados (FREIRE, 2019; FANON, 1968), fruto de uma prática docente que indissociabiliza a vida da sala de aula. Dessa forma, por meio das compreensões e reflexões apresentadas e desenvolvidas nesta tese, entendo poder construir e contribuir com saberes que estabelecem diálogos mais horizontais com outras particularidades concernentes à formação docente, principalmente à de professores de Libras, bem como, contribuir com investigações que se proponham a reconhecer as contingências das realidades sociais e assim, lhe serem alternativas utópicas (SOUSA SANTOS, 2018).
Abstract: This Doctoral thesis is created from the reflections built in the context of the Teaching Methodology of Libras (MEL) discipline of the Languages-Libras (LL) Course: Degree at the Federal University of Alagoas – UFAL. Formed at the crossroads, at the border, at the dialogical meeting point, its methodological process could not be other than one that would make this movement possible and, in this case, I weave what I understand as the perspective of dialogicity. Beyond the methodological thinking, which brings to its core Boaventura (2008), the narrative research of Clandinin and Connelly (2011) and the narrative of Bruner (1991), this perspective is also an axis of support and theoretical connection. Thus, in the theoretical-epistemic fluidity, I have the Bakhtinian dialogism ([1929] 2006; [1979] 2011) that, beyond to helps me to understand the investigated materialities, it is a conceptual contribution to the entire process of this investigation that begins in the development of discipline MEL and extends to the production of this work. Similarly, the perspective of dialogicity weaves ties with Epistemologies of the South (SOUSA SANTOS; MENESES, 2009; SOUSA SANTOS, 2018), with (de)colonial studies (QUIJANO, 1992; ACOSTA, 2016; BERNARDINO-COSTA; MALDONATO-TORRES; GROSFOGUEL, 2019; KRENAK, 2019, CÉSAIRE, 2020) and with: teacher training (JUCÁ, 2016; MEDRADOS, 2016; HOOKS, 2019), teaching practice (FREIRE, 1967, 2019), discursive construction and the classroom (MOITA LOPES , 2002), an Applied Linguistics of Emerging (MOITA LOPES, 2009) and research and action agenda in Applied Linguistics (KLEIMAN, 2013; JORDÃO, 2016). However, these dialogues are not antecedents, but precedents, required from the problematizations constructed based on the records made by of these instruments: lesson plans, reflective diaries and narrative interviews. Conceived and understood in the discourse/teaching practice unit configured in this thesis, I identified, mainly, through an exercise of teaching practice provided in the MEL discipline, the main discourses that constituted the context of the classroom in the relationship with and among teachers in training (PFIs). That said, I aimed with this investigation to (re)build meanings of teaching-learning Libras from discursive practices developed with and by the PFIs in the MEL discipline of the LL Course at Ufal and, for that, I drew the next specific objectives: 1) identifying the discursive practices built with and by the PFIs in MEL; 2) problematizing a possible relationship between such discursive practices and the teaching practices developed in the discipline; and, finally, 3) configuring the meaning(s) of teaching-learning Libras constructed with and by the PFIs in this same academic context of investigation. As a result of these objectives, I identified three main objects of discourse (prejudice, ethics and transformation) that staged a dialogic meeting of the next discourses: the aula-vida discourse, the split, the prejudice discourse, the anti-prejudice discourse, the ethics discourse, the neutrality discourse, the transformation and resistance discourse. This allowed me to configure meanings that have constituted Libras' teaching-learning processes and, thus, in a reconstruction movement, propose another one, alternatively coordinated by an ethical stance in favor of marginalized narratives and geopolitical bodies (FREIRE, 2019; FANON, 1968), the result of a teaching practice that makes classroom life inseparable. Thus, through the understandings and reflections presented and developed in this thesis, I understand that I can build and contribute with knowledge that establish more horizontal dialogues with other particularities concerning teacher education, especially that of Libras teachers, as well as contributing to investigations that propose to recognize the contingencies of social realities and thus, be utopian alternatives to them (SOUSA SANTOS, 2018).
Palavras-chave: Dialogicidade
Decolonialidade
Formação docente
Língua brasileira de sinais - Estudo e ensino
Discurso
Dialogicity
Decoloniality
Teacher training
Brazilian sign language - Study and teaching
Speech
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: SANTOS, Fábio Rodrigues dos. (Re)construir sentido(s) de ensinar-aprender libras: diálogos com e entre professores em formação inicial. 2022. 235 f. Tese (Doutorado em Linguística e Literatura) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8725
Data do documento: 18-nov-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
(Re)construir sentido(s) de ensinar-aprender libras diálogos com e entre professores em formação inicial.pdf2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.