00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8675
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma reflexão sobre a ação pedagógica do professor de educação física no universo do handebol escolar de uma escola pública estadual de Maceió.
Título(s) alternativo(s): A reflection on the pedagogical action of the physical education teacher in the universe of school handebol in a Maceió state public school.
Autor(es): Santos, José Robson dos
Primeiro Orientador: Moura, Eriberto José Lessa de
metadata.dc.contributor.referee1: Toscano, José Jean de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Chalita, Marcos Antônio
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa que tem como objetivo geral “Compreender a ação pedagógica do professor de Educação Física dentro do universo do handebol escolar”. Uma investigação norteada pela seguinte situação-problema: como é desenvolvido o processo ensino-aprendizagem-treinamento ao se trabalhar com a modalidade handebol na escola? Participaram do estudo 4 escolares do sexo masculino praticantes de handebol na faixa etária de 16 a 18 anos e 4 professores de Educação Física de ambos os sexos na faixa etária de 35 a 55 anos (amostra). Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e a observação sistemática. Para o tratamento dos dados recorreu-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que os escolares sofreram transformações ao praticarem o handebol na escola e nos eventos esportivos, tornaram-se mais sociáveis, focados, saudáveis (corpo/mente) e vencedores no esporte e na vida. Constata-se assim, que as ações pedagógicas desenvolvidas no handebol escolar são trabalhos baseados na cultura corporal e na abordagem pedagógica crítico-superadora, ancorada no método global, na afetividade e na expressão corporal. Portanto, acredita-se que práticas dessa envergadura possibilitam melhorias no aprendizado dos escolares tanto no mundo esportivo quanto fora dele.
Abstract: The present work is a descriptive research with a qualitative approach that has as its general objective "To understand the pedagogical action of the Physical Education teacher within the universe of school handball". An investigation guided by the following problem situation: how is the teaching-learning-training process developed when working with handball at school? Participated in the study 4 male students practicing handball in the age group of 16 to 18 years old and 4 physical education teachers of both sexes in the age group of 35 to 55 years old (sample). The instruments used for data collection were semi-structured interviews and systematic observation. For data treatment, the content analysis technique was used. The results show that students underwent changes when they practiced handball at school and at sporting events, became more sociable, focused, healthy (body / mind) and winners in sport and in life. Thus, it appears that the pedagogical actions developed in school handball are works based on body culture and the critical-overcoming pedagogical approach, anchored in the global method, in affection and in body expression. Therefore, it is believed that practices of this magnitude enable improvements in the learning of students both in the sporting world and outside.
Palavras-chave: Ação pedagógica
Educação física
Esportes escolares - Alagoas (AL)
Handebol
Eventos esportivos
Pedagogical action
Physical education
School sports - Alagoas (AL)
School handball
Sports event
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: SANTOS, José Robson dos. Uma reflexão sobre a ação pedagógica do professor de educação física no universo do handebol escolar de uma escola pública estadual de Maceió. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8675
Data do documento: 28-set-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.